[weglot_switcher]

Como poupar combustível durante a greve? Regulador dá 10 dicas

Estas 10 dicas vão servir de verdadeiro manual de sobrevivência para os portugueses pouparem combustível durante a greve dos motoristas.
7 Agosto 2019, 15h13

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) dá várias dicas aos consumidores sobre como poupar combustível nas suas deslocações diárias.

Estas 10 dicas vão servir de verdadeiro manual de sobrevivência para os portugueses pouparem combustível durante a greve dos motoristas marcada para 12 de agosto, e que poderá prolongar-se por vários dias.

1 – Ateste o depósito do seu automóvel sempre que puder, para não sofrer percalços. Quando atestar o depósito, não aperte a pistola ao máximo. Pratique modos de enchimento mais lentos.

2 – Abasteça logo de manhã ou durante os períodos mais frescos. O combustível está mais denso nestas alturas do dia. Como o combustível é pago ao litro, o consumidor vai comprar mais combustível por um valor mais baixo.

3 – Apesar de estarmos em pleno verão, a utilização do ar condicionado deve ser reduzida, pois o seu uso implica o consumo de mais combustível.

4 – Estude o seu percurso antes de sair de casa. Evite paragens prolongadas com o carro em funcionamento. Se precisar de parar por mais de um minuto, deslige o automóvel para poupar combustível.

5 – Agosto é habitualmente um mês de muito calor. Para evitar a evaporação do combustível, procure estacionar o carro à sombra.

6 – Planeie com antecedência os seus trajetos diários para realizar o menor número de viagens possível.

7 – Se tiver colegas de trabalho que vivam perto de si, proponha a partilha das viagens e dos custos associados.

8 – Evite utilizar o automóvel em pequenas distâncias, pois consome mais combustível até que o motor alcance a temperatura de funcionamento normal. Além de poupar combustível, pratica algum exercício físico.

9 – Nos semáforos ou cruzamentos, deixe o carro engatado. Desta forma, o automóvel não consome, ao contrário do que acontece quando fica em ponto-morto. Gasta mais embraiagem, mas poupa combustível.

10 -Nas descidas deixe também o carro engatado, sem acelerar, para ajduar na poupança de combustível.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.