[weglot_switcher]

Costa diz que país só regressará à normalidade quando 70% da população estiver vacinada

O primeiro-ministro prevê que a imunidade de grupo só aconteça no verão. No entanto, sublinha a “estabilização do número de doses” que o país já atingiu.
  • António Cotrim / Lusa
5 Fevereiro 2021, 11h52

O primeiro-ministro, António Costa, referiu, esta sexta-feira, que o país só regressará à normalidade quando 70% da população estiver vacinada.

À margem da sua visita ao Hospital CUF Tejo, em Lisboa, António Costa apontou que o país só retomará “a normalidade da nossa vida quando todos estivermos vacinados, pelo menos 70%, e a imunidade de grupo tenha sido adquirida”. Algo que prevê que apenas aconteça no verão.

“Essa é a luta que estamos a fazer”, referiu o primeiro-ministro, António Costa sublinhando “a boa notícia” de que “esta semana receberemos mais seis mil e cem doses da vacina da moderna para a vacinação de profissionais de saúde do setor privado”.

“É bom já termos atingido o ponto de estabilização do número de doses que estamos a receber, para podermos planear devidamente a distribuição dessas doses”, afirmou António Costa.

Sobre as doses de vacinação, António Costa disse ser “absolutamente imprescindível” que as mesmas “sejam reservadas exclusivamente a quem é definido como prioritário e que cada um aguarde serenamente pela sua vez para ser vacinado”.

Apesar dos aspetos enaltecidos relativamente à vacinação, o governante salientou ainda ser “fundamental que a industria aumente a capacidade de produção”. “É bom saber que a pfizer já tem acordo com outras farmacêuticas para multiplicar a capacidade de produção”, completou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.