[weglot_switcher]

CR7 junta-se a milionário de Singapura para lançar startup que pretende “revolucionar” o futebol

ZujuGP visa “impulsionar a comunicação e o comércio na comunidade mundial de quatro mil milhões de fãs”.
  • 1 – Cristiano Ronaldo (106,4 milhões de euros)
18 Outubro 2021, 12h13

A startup ZujuGP afirma ser uma “comunidade digital emergente construída em torno do futebol”. Dirigida pelo filho do investidor Peter Lim (dono do Valência CF) e liderada pelo capitão da seleção nacional portuguesa Cristiano Ronaldo.

Segundo a “Bloomberg”, a startup visa “impulsionar a comunicação e o comércio na comunidade mundial de quatro mil milhões de fãs”, permitindo-lhes assistir a jogos ao vivo virtualmente, comprar produtos, interagir com jogadores e apostar. Outro dos objetivos passa por facilitar que proprietários de clubes, agentes e olheiros descubram e desenvolvam jogadores talentosos.

Cristiano Ronaldo dirigiu-se aos seus seguidores nas redes sociais através de publicações com a tag #WritingTheFutureOfFootball e links para o portal oficial da ZujuGP. Um deles apresenta o jogador como um guerreiro empunhando um guarda-chuva e outro de mãos dadas com Peter Lim, cuja empresa Mint Media Sports possui e administra os direitos de imagem de Ronaldo.

Peter Lim, comprou o clube espanhol Valencia CF em 2014 e também é acionista do clube inglês Salford City F.C. Já o seu filho, Kiat Lim, começou a trabalhar na sua própria startup de tecnologia chamada Arc, um novo tipo de espaço social fechado. A pandemia de Covid-19 teve um grande impacto nas finanças da indústria do futebol e a família Lim encarou a crise gerada como uma oportunidade para uma mudança, através da tecnologia.

“Acontece que ele estava pensando profundamente em uma solução”, disse Kiat, de 28 anos, sobre seu pai em sua primeira entrevista para a mídia. O ambicioso plano que eles criaram era reunir fãs de futebol e profissionais em uma única plataforma. Eles discutiram e ajustaram a ideia no ano passado e planejam testá-la na primeira metade de 2022. “Nunca o vi tão animado com um projeto”.

A ZujuGP Exchange oferecerá uma plataforma de contratação onde talentos, profissionais e clubes de contratação podem fazer negócios. A empresa afirma que irá alimentar a base de dados com inteligência artificial e protegê-la com a tecnologia blockchain. Já a ZujuGP Rank, apresenta-se como uma academia de futebol digital que oferece treinos de performance e exercícios especializados.

O craque português, que tem 356 milhões de seguidores no Instagram e 95 milhões de seguidores no Twitter, apareceu num anúncio da ZujuGP onde se transforma num guerreiro chinês. A mudança das suas máscaras sinaliza a mudança da face do futebol à medida que o público muda, as receitas flutuam e a digitalização e separações fracassadas perturbam a indústria, segundo a empresa.

“O oriente e o ocidente podem ser finalmente conectados, o que me deixa ainda mais feliz”, disse Ronaldo na sua última publicação no Instagram ao revelar a ZujuGP.

Os utilizadores da ZujuGP poderão usar dinheiro para comprar créditos na plataforma, que serão usados ​​para interagir no contexto de um jogo de futebol ao vivo. Os créditos também seriam usados ​​para comprar mercadorias exclusivas ou para licitar para uma audiência privada com especialistas ou outras personalidades do futebol na plataforma.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.