[weglot_switcher]

Descida do IRS vai dar ganhos mensais “irrisórios” e “residuais”, critica Pedro Nuno Santos

O secretário-geral do PS admite analisar a proposta de IRS com detalhe e cautela após a polémica da semana passada. Após a apresentação, Pedro Nuno Santos diz que os ganhos mensais para os portugueses serão poucos.
  • José Sena Goulão/Lusa
19 Abril 2024, 13h51

O líder da oposição ao Governo diz que os ganhos mensais dos portugueses com a nova tabela de IRS “são muito irrisórios”. Ainda assim, Pedro Nuno Santos garante analisar a proposta aprovada pelo Conselho de Ministros “com mais detalhe”.

“Hoje, percebe-se melhor porque é que o Governo da AD tentou criar o truque de incluir na sua medida os 1.300 milhões de euros do PS, porque obviamente a sua proposta não era de nenhum grande alívio fiscal. Vamos analisar a proposta, mas dá para perceber que os ganhos mensais que os portugueses vão ter são muito irrisórios”, disse após o briefing do Conselho de Ministros.

Em reação ao anúncio do Governo, o secretário-geral do PS diz que “vamos ter de a analisar ainda com mais detalhe, porque tudo o que agora sairá deste Governo exige muito cuidado e muita cautela para não sermos enganados e não sermos acusados de não ter estado atentos”. As críticas de Pedro Nuno Santos chegam depois da confusão lançada na semana passada, em que o Governo anunciou a descida de 1.500 milhões no Parlamento e o ministro das Finanças veio dizer tratar-se de uma descida em torno dos 200 milhões de euros, o que gerou fortes críticas.

Assim sendo, o PS admite fazer uma “avaliação cuidadosa” da proposta agora apresentada publicamente. No entanto, numa rápida análise, diz que “dá para ver que os ganhos que os portugueses vão ter com a proposta do PSD são ganhos residuais”.

Pedro Nuno Santos acrescenta ainda que “os ganhos maiores são para quem tem mais rendimentos”.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.