[weglot_switcher]

DGRM avança com dragagem do porto de Vila Praia de Âncora por dois milhões de euros

Através da remoção e migração de areias da barra, canal de entrada e bacia portuária do porto, serão movimentados 110 mil metros cúbicos de inertes para a alimentação artificial, proteção e reabilitação do sistema costeiro natural da duna dos Caldeirões.
26 Março 2021, 15h52

A DGRM – Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos vai avançar com a dragagem do porto de Vila Praia de Âncora, numa parceria com a Polis Litoral Norte.

Decorreu esta quinta-feira, dia 25 de março, o ato de consignação da empreitada de dragagem do porto de Vila Praia de Âncora, “que permitirá restabelecer as condições de operacionalidade e segurança deste porto minhoto”.

“A empreitada resulta de uma parceria entre a DGRM e a Polis Litoral Norte, que contemplou o lançamento de um concurso público internacional para a empreitada de dragagem, cujo valor de adjudicação é de cerca de dois milhões de euros”, adianta um comunicado da DGRM, acrescentando que “esta empreitada é alvo de financiamento pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), sendo a componente nacional, no valor de cerca de 0,5 milhões de euros, suportada pela DGRM”.

A DGRM explica que, “através da remoção e migração de areias da barra, canal de entrada e bacia portuária do porto, serão movimentados 110 mil metros cúbicos de inertes para a alimentação artificial, proteção e reabilitação do sistema costeiro natural da duna dos Caldeirões”.

“Desta forma, atua-se na defesa ativa do litoral com a otimização do equilíbrio hidrodinâmico da orla costeira, e, simultaneamente, repõem-se as cotas de serviço estabelecidas no Plano Plurianual de Dragagens 2018 – 2022 para este porto”, assegura a DGRM.

Recorde-se que o porto de Vila Praia de Âncora tem uma grande importância para a região, não só para as atividades náuticas em geral, mas também para a atividade específica de pesca, na qual o espadarte é o pescado mais emblemático desta zona.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.