[weglot_switcher]

EDP, EDP Renováveis e Galp penalizam PSI 20

Na bolsa portuguesa, nove empresas cotadas desvalorizam, sete valorizam e duas negoceiam sem variação.
9 Dezembro 2019, 08h23

O principal índice bolsista português (PSI 20) perde 0,18%, para 5.163,31 pontos, quando a negociação nas principais congéneres europeias é mista esta segunda-feira, 9 de dezembro. Na bolsa portuguesa, nove empresas cotadas desvalorizam, sete valorizam e duas negoceiam sem variação. As quedas da EDP (-0,46%), da EDP Renováveis (-0,79%) e da Galp (-0,24%) penalizam o PSI 20.

De acordo com o Mtrader do Millennium BCP, Ramiro Loureiro, “o arranque da semana é em baixa ligeira para os índices europeus”. Em jeito de alerta de que a guerra comercial está a ter impacto na economia chinesa, “os dados da balança comercial chinesa dominam as manchetes, isto depois das exportações contraírem pelo quarto mês consecutivo”.

Saldo da balança comercial chinesa degradou-se ao passar de um superavit de 42,5 mil milhões de dólares em outubro, para 38,73 mil milhões de dólares em novembro. Já as exportações registaram uma queda homóloga de 1,1%. Os analistas da Bloomberg previam uma subida de 0,8%, sendo que um dos destaques é o tombo de 23% das exportações chinesas para os EUA. Já as importações registaram uma subida de 0,3%.

Os investidores continuam expectantes com o aproximar do dia 15 de dezembro, data prevista para a imposição de novas tarifas por parte dos Estados Unidos à China, tendo em conta que ainda não há um acordo assinado entre as duas maiores economias do mundo.

Os dados da balança comercial alemã, divulgados na sexta-feira, “que mostraram uma subida das exportações e uma estagnação das importações”, também influenciam as praças europeias.

O saldo da balança comercial germânica melhorou em outubro ao passar de um superavit de 21,2 mil milhões de euros para 21,5 mil milhões de euros. Já as  exportações subiram 1,2% em termos sequenciais (-0,3% do que o esperado) e as importações estagnaram (-0,1% do que o estimado).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.