[weglot_switcher]

EDP vende parcela do défice tarifário por 470 milhões de euros

“Este défice tarifário”, esclarece a EDP em comunicado divulgado através da CMVM, “resultou do diferimento por 5 anos da recuperação do sobrecustode 2019 com a aquisição de energia aos produtores em regime especial (incluindo os ajustamentos de 2017 e 2018)”.
25 Junho 2019, 19h23

A EDP anunciou esta terça-feira ter acordado a venda por 470 milhões de euros em securitização de défice tarifário de 2019 em Portugal à Tagus.

“Este défice tarifário”, esclarece a EDP em comunicado divulgado através da CMVM, “resultou do diferimento por 5 anos da recuperação do sobrecusto de 2019 com a aquisição de energia aos produtores em regime especial (incluindo os ajustamentos de 2017 e 2018)”.

De acordo com a mesma comunicação, a Tagus irá financiar a aquisição desta parcela de défice tarifário através da emissão de 475 milhões de euros de instrumentos de dívida sénior, dos quais 5% serão pela EDP SU (para cumprir com as regras de retenção Europeias e dos Estados Unidos), com um cupão de 0,7%. A operação está sujeita à aprovação do prospecto pela CMVM, sendo intenção admitir à negociação na Euronext Lisbon.

A StormHarbour Securities LLP actuou como sole arranger e lead manager da transacção, realçou ainda a EDP.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.