[weglot_switcher]

Empresários de Cabo Verde falam dos seus fracassos para incentivar empreendedores

A Semana Nacional do Empreendedorismo de Cabo Verde foi institucionalizada pelo Governo de Cabo Verde, através da resolução 72/2012, de 25 de outubro.
22 Novembro 2019, 13h22

Um grupo de 50 jovens empresários esteve esta quinta-feira a partilhar como outros empreendedores as suas histórias de insucesso na criação de negócios, durante a III Edição Noite Fracassados, realizada pela organização da Semana Global Empreendedorismo.

Em declarações à agência noticiosa “Inforpress”, a secretária-geral da Associação dos Jovens Empresários de Cabo Verde (AJEC), Elisabeth Afonso, explicou que o evento pretende fazer com que empresários que tiveram histórias de insucesso durante a sua vida profissional partilhem as suas histórias vivenciadas com os seus projetos traçados e que não deram certo.

A ideia é incentivar os jovens a estarem alerta na criação do negócio, para não caírem no fracasso, assim como aconteceu com outros empreendedores, segundo explicou a dirigente associativa à imprensa local.

A Semana Global de Empreendedorismo (GEW, na sigla em inglês), que decorre em todas as ilhas e conselhos do país, conta com mais de 250 atividades, envolvendo mais de 20 mil participantes, visando um empreendedorismo inclusivo. Como oradores na sessão estiveram Victor Constantino e Faron Peckham.

Este ano o evento acontece sob o tema “Comunidades & Famílias: AJEC 10 anos trabalhando para um único ecossistema do empreendedorismo inclusivo”.

A Semana Global do Empreendedorismo foi institucionalizada pelo Governo de Cabo Verde, através da resolução 72/2012, de 25 de outubro, como a Semana Nacional do Empreendedorismo. É um evento mundial que acontece em 170 países e celebra os inovadores e geradores de emprego, que impulsionam o crescimento económico proporcionando o bem-estar para as suas populações.

Em Cabo Verde, o evento é organizado pela AJEC junto dos demais parceiros, designadamente Instituto de Apoio e Promoção Empresarial (Proempresa), Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), Direção-geral de Emprego e Programa Estágios Profissional e o Governo, através do Gabinete do Primeiro-ministro.

A AJEC é uma associação sem fins lucrativos, criada a 10 de Fevereiro de 2009, com o objetivo de “desenvolver e representar as jovens lideranças empresariais cabo-verdianas” e com a ambição de atuar em quatro eixos principais: representar os jovens empresários; incentivar/promover o empreendedorismo; apoiar os jovens empresários; e promover a responsabilidade social nas empresas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.