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Empresas continuam a suportar custos com planos de saúde superiores à taxa de inflação

Segundo o estudo da Mercer, os custos médicos globais aumentaram em média 9,5% em 2017, quase três vezes mais que a taxa de inflação estimada.
20 Agosto 2018, 15h20

Os custos médicos de planos privados estão a aumentar quase três vezes mais do que a inflação na maioria das principais economias, destaca o novo estudo da Mercer Marsh Benefits, divulgado esta segunda-feira, que evidencia ainda que adotar estratégias integradas de saúde e bem-estar apoiadas em ferramentas digitais e de tratamento de dados, será um fator crítico na gestão dos custos cada vez mais elevados dos programas de benefícios de saúde para as empresas.

O “Medical Trends Around the World 2018”, para o qual foram inquiridas 225 seguradoras em 62 países, indica ainda que as empresas têm uma oportunidade para melhorar a gestão dos custos de saúde e aumentar os resultados para os seus colaboradores. De acordo com as seguradoras, apenas 14% das empresas oferecem programas preventivos aos seus colaboradores.

Enquanto a saúde mental é agora referida como o terceiro maior fator de risco, as empresas não estão a responder de forma efetiva, com perto de 40% das seguradoras a indicar que os planos médicos de colaboradores não providenciam acesso a aconselhamento personalizado.

O estudo vem assim reforçar que “cada vez mais, as  empresas devem olhar para a saúde mental, a par da saúde física, como um dos elementos essenciais para ajudar os colaboradores a serem mais produtivos e atingirem todo o seu potencial”.

Já no que toca aos colaboradores e às suas expetativas atuais em gerir os benefícios através de uma experiência digital, as empresas e seguradoras terão de investir em ferramentas digitais e de análise de dados, visto que atualmente, uma em cada seis seguradoras não permite avançar com reclamações digitais.

Atendendo à revolução digital em curso, também na área da saúde, Paulo Fradinho, Business Leader da Mercer Marsh Benefits em Portugal, acrescenta ainda que a Mercer está a apoiar empresas inovadoras a redefinirem os seus programas de benefícios e de saúde e a questionarem a estrutura tradicional de seguros médicos. “Hoje a tendência é implementar uma estratégia de bem estar através de benefícios que tenham impacto na satisfação das expetativas individuais e consequentemente na produtividade das pessoas”, afirma o responsável frisando ainda que “é necessário investir muito mais no digital e no tratamento de dados”.

 

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