[weglot_switcher]

Espanha anuncia que vai reabrir fronteiras terrestres com Portugal a 22 de junho

A antecipação foi anunciada esta manhã pela ministra do Turismo de Espanha. As autoridades espanholas fecharam as fronteiras em meados de março, exceto a cidadãos espanhóis, trabalhadores transfronteiriços e ao transporte de mercadorias quando o paí­s entrou em isolamento para travar o contágio.
4 Junho 2020, 11h00

O Ministério do Turismo em Espanha anunciou, esta quinta-feira, que as fronteiras terrestres em Espanha vão reabrir para os turistas portugueses e franceses. Na notícia avançada pela agência “Reuters”, a ministra do turismo Reyes Maroto garante que “haverá temporada turística” no país.

Apesar de já ter feito o anuncio, Maroto acrescentou durante a conferência de imprensa, que a medida ainda não foi aprovada pelos governos de Portugal e França. A abertura das fronteiras terrestres estava prevista, inicialmente, para dia 1 de julho, mas foi antecipada para duas semanas.

Maroto informou ainda que o Ministério do Turismo está a trabalhar em experiências com o turismo para certas regiões na segunda quinzena de junho, e a operadora de turismo TUI deverá trazer 6.000 turistas alemães para visitar o arquipélago das Baleares em torno da ilha de Maiorca.

Desde março que as fronteiras espanholas estavam abertas apenas para trabalhadores transfronteiriços e condutores de mercadoria como uma medida preventiva para a propagação do novo coronavírus.

O tema da reabertura de fronteiras é uma questão-chave na Europa, pois os países afetados pela pandemia tentam reabrir as suas economias e progressivamente voltar a permitir a liberdade de movimento sem fronteiras.

Esta terça-feira, a Itália reabriu as fronteiras internacionais a turistas europeus. A Suiça, Áustria e Alemanha deverão adotar a mesma medida no dia 15 de junho.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.