[weglot_switcher]

Está a planear arrendar casa através da internet? Siga as nossas dicas

Arrendar casa através da Internet é muito prático e cómodo, mas para evitar burlas, sendo uma das mais comuns a do pagamento de uma casa que não existe ou que pertence a alguém que nem sonha que a sua casa está disponível na internet, aconselhamos o consumidor a recolher toda a informação possível e a seguir alguns cuidados.
28 Março 2024, 07h45

Decidiu aproveitar os feriados da semana da Páscoa para gozar umas curtas férias? Está a planear arrendar casa através da internet? Siga as nossas dicas

Arrendar casa através da Internet é muito prático e cómodo, mas para evitar burlas, sendo uma das mais comuns a do pagamento de uma casa que não existe ou que pertence a alguém que nem sonha que a sua casa está disponível na internet, aconselhamos o consumidor a recolher toda a informação possível e a seguir alguns cuidados:

  • Desconfie sempre de anúncios nas redes sociais ou em ‘sites’ que não são conhecidos e “oferecem” preços demasiadamente baixos – “quando a esmola é grande…”.
  • Confirme no anúncio o número de registo Alojamento Local (AL) e, depois, confirma-o no site do Turismo de Portugal. Desta forma ficarás a saber a localização da casa, quem é o seu titular e os respetivos elementos de identificação.
  • Pesquise na internet se há anúncios semelhantes, com as mesmas fotos, ou se há denúncias de burlas sobre aquele anúncio.
  • Recolha todos os detalhes sobre a casa, por exemplo se está equipada, se tem televisão por cabo ou pede que enviem fotografias do interior. Podes verificar melhor a autenticidade da casa publicitada.
  • Valide cuidadosamente a identidade do anunciante/senhorio – validação do perfil de utilizador em plataformas na Internet e se a identidade do titular da conta bancária a depositar coincide com a do anunciante.
  • Não pague qualquer reserva/sinal de casa, nem dê autorizações para pagamentos através do cartão de crédito sem ter comparado cuidadosamente esta com outras propostas e sem confirmar as condições de cancelamento – as políticas de cancelamento podem variar e algumas plataformas podem não reembolsar o valor das taxas de hospedagem.
  • Desconfie sempre quando lhe pedem pagamento através de cheque, dinheiro ou recurso a serviços de transferência em dinheiro.

Se algo correr mal, conte com o apoio da DECO.

A DECO trabalha para si e consigo há 50 anos!

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço electrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.