[weglot_switcher]

EUA: Democratas querem reduzir para zero emissões poluentes em 10 anos

O “Green New Deal” proposto pelos democratas, inspirado no plano original do presidente Franklin Roosevelt, pede “emissões a zero de gases do efeito estufa” e um prazo de 10 anos para alcançar as novas propostas. Os republicanos já criticaram a iniciativa, descartando qualquer tipo de proposta.
  • Anadolu Agency/Getty Images
7 Fevereiro 2019, 13h42

A jovem congressista e democrata Alexandria Ocasio-Cortez e o senador democrata Ed Markey definiram, esta quinta-feira, os objetivos para o Green New Deal (Novo Acordo Verde, tradução livre em inglês) para reduzir para zero as emissões de gases do efeito estufa num período de 10 anos.

A proposta é a primeira tentativa formal de criar investimentos aprovados pelo governo, em grande escala, em energia limpa e infraestruturas mais ”verdes” para transformar a economia dos EUA numa mais sustentável. “O Green New Deal aborda totalmente a ameaça existencial representada pelas alterações climáticas ao apresentar um plano abrangente de 10 anos que é tão grande quanto o problema que espera resolver,” lê-se no resumo do relatório, citado pela agência ”Reuters”.

Os democratas inspiraram-se no “new deal” original, o plano de desenvolvimento económico criado pelo presidente Franklin Roosevelt nos anos 30 para ajudar os Estados Unidos a sairem da grave crise económica conhecida como “Grande depressão”, que teve origem no final da década de 20.

O texto inclui o objetivo de “alcançar zero emissões zero de gases do efeito estufa para uma transição justa para as comunidades da linha de frente e os trabalhadores deslocados”, entre outras ambições. Também abre a porta para o uso de tecnologia para eliminar a poluição a carbono feita pelo uso de combustíveis fósseis.

Os republicanos já criticaram a iniciativa, descartando qualquer tipo de proposta. Já a administração Trump não acredita que esta ação sobre as alterações climáticas seja necessária, pois estão focados no aumento da produção de petróleo, gás e carvão em terras federais e privadas.

O documento não vinculativo descreve várias metas para os Estados Unidos se reunirem em 2029, incluindo responder a 100% a procura por fontes de energia de emissões zero. Também pede que sejam desenhados novos projetos para modernizar as infraestruturas de transporte dos EUA, descarbonizar os setores manufatureiros e agrícolas, tornar os edifícios e residências mais eficientes energeticamente e aumentar a preservação dos solos.

O Green New Deal também visa criar uma rede de segurança económica para as comunidades que serão afetadas por uma mudança radical do uso de combustível fóssil. “Precisamos de ter a certeza de que os trabalhadores atualmente empregados nas indústrias de combustíveis fósseis têm salários mais altos e melhores empregos disponíveis para que eles possam fazer essa transição, uma garantia de empregos federais garante que nenhum trabalhador seja deixado para trás”, lê-se no resumo.

Atualmente, metade dos candidatos presidenciais democratas às eleições 2020 nos EUA admitiram que vão adotar as políticas do Green New Deal e promove-las durante as campanhas eleitoriais, sem oferecer detalhes específicos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.