[weglot_switcher]

Euro2020: Suíços e galeses procuram seguir pisadas italianas

Vitória transalpina obriga as duas seleções a ter de ganhar para marcarem desde já posição no Grupo A. Plantel helvético vale mais 107 milhões que o País de Gales. Seferovic e Gareth Bale serão duas setas apontadas às balizas.
  • Crédito: uefa.pt
12 Junho 2021, 13h15

O Estádio Olímpico de Baku, no Azerbaijão, recebe este sábado, 12 de junho, o segundo encontro do Grupo A, do Euro 2020, entre as seleções da Suíça e do País de Gales marcado para as 14h00. Com o triunfo da Itália sobre a Turquia na sexta-feira, os dois conjuntos estão obrigados a vencer para começarem a garantir um dos dois lugares de apuramento direto.

A Suíça conta com um plantel avaliado em 283 milhões de euros, face aos 176 milhões dos gauleses, numa diferença de 107 milhões de euros. Os helvéticos têm também um favoritismo teórico dentro do relvado pela qualidade individual que apresentam, mas também da experiência em fases finais de europeus (quinto) contra apenas duas do País de Gales.

O confronto histórico entre os dois países é também favorável à Suíça. Apesar de esta ser a primeira vez que vão medir forças em fases finais de campeonatos da Europa, as duas seleções já se defrontaram em quatro ocasiões nos grupos de apuramento, com um saldo de três vitórias para os suíços e de um triunfo galês.

Frente-a-frente

Os seis golos sofridos pela Suíça na fase de apuramento mostram que o selecionador Vladimir Petkovic dá particular importância ao sector defensivo da equipa. Por isso, é sem surpresa que encontramos na defesa o jogador mais valioso dos helvéticos. Manuel Akanji, central de 25 anos do Borussia Dortmund, está avaliado em 30 milhões de euros, valor idêntico ao médio defensivo também do Borussia, mas de Mönchengladbach, Denis Zakaria.

Nota ainda para a zona ofensiva, onde o avançado do SL Benfica Haris Seferovic promete ser uma das armas para atacar a baliza galesa. Ao serviço da Suíça, o jogador das ‘águias’ soma já 74 internacionalizações e 21 golos apontados.

E certamente que a defesa da Suíça terá de ter atenções redobradas dado que no lado do País de Gales vai encontrar duas setas apontadas à baliza de Yann Sommer. Gareth Bale e Daniel James, extremos de Tottenham e Manchester United valem ambos 18 milhões de euros e juntos somam 37 golos ao serviço da seleção.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.