[weglot_switcher]

Finerge supera os dois gigas de potência

A companhia tem sete projetos atualmente em construção que deverão entrar em operação no primeiro semestre deste ano.
16 Abril 2024, 11h47

A Finerge superou os dois gigawatts de potência instalada, anunciou hoje a energética.

A companhia fechou contrato com a Guild Investments Limited para adquirir posições em oito centrais eólicas que já estão em operação em Portugal, acrescentando mais 162 megawatts (MW) ao seu portefólio.

Desta forma, a Finerge compra 19% de três centrais eólicas (Ventominho, Arga e Espiga) e 16% numa central eólica (São Paio), localizados no Minho num total de 353 MW. Ao mesmo tempo, a companhia comprou uma fatia de 50% em quatro centrais eólicas (Arada, Montemuro, Pinheiro e Cabril) em Aveiro e Viseu (191 MW).

Contas feitas, a Finerge vai passar a controlar totalmente sete destes oito ativos eólicos (532 MW) e uuma posição maioritária na central eólica de São Paio.

No total, a Finerge vai ficar com uma capacidade instalada global superior a 2,1 gigawatts em Portugal e Espanha.

“Há cinco anos, a Finerge tinha apenas 650 MW de capacidade instalada e era principalmente uma produtora de energia eólica em Portugal. Atualmente somos mais diversificados, investimos em energia solar, em projetos de raiz, no mercado espanhol e nas nossas equipas especializadas. Ultrapassar a marca dos 2GW de capacidade instalada na Península Ibérica é uma conquista para a empresa e o reconhecimento do nosso trabalho árduo. E não vamos parar por aqui, com mais projetos em pipeline, para que possamos continuar a fazer a diferença na transição climática”, disse em comunicado Pedro Norton, CEO da Finerge.

A conclusão da operação aguarda autorização por parte da Autoridade da Concorrência, o que deverá acontecer nas próximas semanas, prevê a empresa.

A companhia conta com um “pipeline robusto de projetos em desenvolvimento” que excedem os 1,1 gigawatts em Portugal e Espanha, com sete projetos atualmente em construção que deverão entrar em operação no primeiro semestre deste ano.

Sobre a Finerge

Há mais de 25 anos que a Finerge trabalha para proporcionar ao mundo acesso a fontes de energia mais sustentáveis. A Finerge é o maior produtor de energia eólica em Portugal. A Finerge explora 86 parques eólicos e 17 parques solares em 59 municípios em Portugal e 6 províncias em Espanha. São mais de 880 turbinas eólicas e milhares de módulos fotovoltaicos que coletam energia do vento e captam energia do Sol, transformando essas fontes de energia em eletricidade limpa. Mais precisamente, 5 TWh de energia produzida anualmente que evitará a emissão de 1.800 kton de CO2 para a atmosfera. Finerge emprega, direta e indiretamente, mais de 800 pessoas.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.