[weglot_switcher]

Generalitat acusa Madrid de estar a asfixiar a economia catalã

Em conferência de imprensa, o porta-voz do Governo regional garante que tem “plena confiança” na economia catalã e que esta terça-feira será um “dia histórico”.
10 Outubro 2017, 13h19

O Governo regional da Catalunha acusa Madrid de estar a incentivar o processo de deslocação das empresas para fora da região, numa tentativa de asfixiar a economia catalã e forçá-la a abandonar as suas pretensões independentistas. Jordi Turull, porta-voz da Generalitat (governo regional) da Catalunha, garante que tem “plena confiança” na economia catalã e esta terça-feira será um “dia histórico”.

Sem avançar pormenores em relação aos temas que serão debatidos na sessão extraordinária convocada pelo presidente da Generalitat, Carles Puigdemont, esta tarde, Jordi Turull diz apenas que irão ser analisados os resultados no referendo de dia 1 de outubro. Depois de ter considerado o referendo como ilegal e de ter reprimido pela força as votações na região, o Governo de Espanha é agora acusado pela Generalitat de aprovar decretos-lei para agilizar o processo de deslocações em massa para fora da região.

No mesmo dia em que o Governo espanhol aprovou um decreto-lei que possibilita que as empresas iniciem o processo de deslocação sem a aprovação da assembleia de acionistas, a Gas Natural Fenosa, o banco Sabadell e o CaixaBank anunciaram a intenção de abandonar a região. O jornal espanhol Expansión nota que, até ao momento, mais de 20 empresas já transferiram a sua administração, devido ao clima de instabilidade e à necessidade de proteger os interesses dos acionistas, clientes e funcionários.

“Denunciamos a dinâmica do Governo espanhol para prejudicar a economia catalã”, alertou Jordi Turull, em conferência de imprensa. “Temos plena confiança na economia catalã, que é muito mais do que as empresas emblemáticas que decidiram mudar sua sede. Esta é uma economia muito sólida e estamos a falar com várias empresas para ver como podemos ajudar”.

O Governo catalão diz estar, no entanto, “preocupado” com as mudanças na sede das empresas e a forma como estas irão influenciar a economia da região. Jordi Turull explicou que essas pressões da parte da Espanha são “muito graves”, mas garante que “assim como essas empresas se foram, elas logo retornarão”.

Em relação ao futuro da Catalunha, Jordi Turull diz ainda que “o presidente da Generalitat [Carles Puigdemont] vai deixar tudo claro esta tarde” e garante que “este é o momento certo para isso”. “Estamos a viver momentos intensos e apaixonantes. Compartilhamos a 100% o presidente da Generalitat vai dizer e sentiremos-nos muito bem representados. Este é um dia histórico”, assegura.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.