[weglot_switcher]

Guindos: Um político que vive entre equações e dados macroeconómicos

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, manifestou hoje em Madrid a sua satisfação pela provável designação de Luis de Guindos, para suceder a Vítor Constâncio na vice-presidência do BCE. É adepto do Atlético de Madrid, adora jogar ténis e é fã de Rafael Nadal.
19 Fevereiro 2018, 21h32

Nasceu em Madrid, em 1960, e estudou no colégio de Santa Maria del Pilar. É licenciado em ciências económicas e empresariais. Foi um dos homens fortes do Lehman Brothers para Espanha e Portugal, entre 2006 e 2008.
Na carreira profissional conta ainda com passagens pelo Nomura e pela PricewaterhouseCoopers. Foi ainda membro dos conselhos de administração da Endesa, Endesa Chile, Unedisa, Logista e BMN.

No governo espanhol ocupou o cargo de secretário de estado da Economia, entre 2002 e 2004, quando Rodrigo Rato era ministro. Entre as curiosidades pessoais é adepto do Atlético de Madrid, adora jogar ténis e é um grande fã de Rafael Nadal.

Casado e com dois filhos, foi eleito o pior ministro europeu da economia, em 2012, pelo jornal Financial Times.
Luis de Guindos, que ficou com o caminho aberto para a vice-presidência do BCE depois de a Irlanda ter retirado, também hoje, a candidatura do governador do banco central do país, Philip Lane, deverá iniciar o seu mandato de oito anos em 1 de junho, data em que sucederá a Constâncio, que ocupa o cargo desde junho de 2010.

O ministro da Economia espanhol já sublinhou que a nomeação para a vice-presidência do Banco Central Europeu (BCE) supõe um reconhecimento para a recuperação do prestígio de Espanha na União Europeia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.