[weglot_switcher]

Impasse continua: Assis e Aguiar-Branco sem votos suficientes para presidir à AR

Tudo na mesma à terceira votação: o primeiro dia da nova legislatura terminou sem um Presidente eleito para a Assembleia da República. Trabalhos prosseguem esta quarta-feira mas posições mantêm-se extremadas.
26 Março 2024, 23h12

À terceira votação, nada se resolveu: o Parlamento acabou o primeiro dia da nova legislatura sem um Presidente da Assembleia da República eleito: Francisco Assis garantiu 90 votos, José Pedro Aguiar-Branco ficou com 88 votos e 52 deputados votaram em branco.

O resultado das votações foi anunciado pelo deputado do PCP António Filipe, que preside temporariamente ao parlamento, na primeira sessão plenária da XVI legislatura.

O parlamento vai voltar a reunir-se na quarta-feira às 12h00 para uma nova votação para o cargo de presidente da Assembleia da República, após três tentativas falhadas esta terça-feira, podendo ser apresentadas candidaturas até às 11h00.

Desta forma, o Parlamento vai voltar a reunir esta quarta-feira para continuar os trabalhos no sentido de chegar a um entendimento para eleger o deputado que vai suceder no cargo a Augusto Santos Silva.

Na segunda eleição, Francisco Assis conseguiu hoje 90 votos na eleição para presidente da Assembleia da República, enquanto Aguiar-Branco obteve 88, passando ambos à segunda volta, que se realizará de imediato.

Nenhum dos candidatos obteve a necessária maioria absoluta para ser eleito à primeira volta presidente do parlamento.

A candidata apresentada pelo Chega, a deputada Manuela Tender, teve 49 votos favoráveis (menos um do que a totalidade da sua bancada) e fica pelo caminho nesta votação.

Nesta votação, em que participaram 229 deputados, registaram-se ainda dois votos brancos.

Segundo o Regimento, “é eleito Presidente da Assembleia da República o candidato que obtiver a maioria absoluta dos votos dos deputados em efetividade de funções”, ou seja, 116.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.