[weglot_switcher]

Itália e União Europeia aproximam-se de um acordo para refundação da Alitalia

A nova companhia aérea nacional italiana deverá ficar designada Italia Trasporto Aereo SpA, ou ITA. União Europeia exige uma separação clara entre os ativos e o pessoal da antiga companhia aérea falida.
23 Maio 2021, 10h52

A Itália e a União Europeia (UE) estão perto de chegar a um acordo para a criação de uma nova companhia aérea nacional que dará lugar à falida Alitalia SpA, segundo informa a “Bloomberg” este domingo, 24 de maio, citando o jornal transalpino “Il Messagero”.

A aprovação final do acordo poderá acontecer já na próxima semana. Recorde-se que as negociações com a Comissão Europeia para a refundação da Alitalia estiveram paradas depois de várias rondas de negociações. Os responsáveis da UE exigem uma separação clara entre os ativos e o pessoal da companhia aérea falida e a nova que deverá ser designada como Italia Trasporto Aereo SpA, ou ITA.

Esta nova companhia vai poder empregar numa fase inicial entre 4.500 a cinco mil funcionários e ter cerca de 55 a 60 aviões, sendo que a União Europeia pretende que a companhia aérea não possua uma participação maioritária na gestão e manutenção das atividades da nova transportadora.

Segundo o “Il Messagero” já decorrem negociações com a Deutsche Lufthansa e Delta Air Lines para a criação de parcerias comerciais na Europa, surgindo a Delta e a United Airlines como possíveis candidatos para o mercado dos Estados Unidos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.