[weglot_switcher]

JE Podcast: Ouça as notícias mais importantes do dia 8 de junho

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quinta-feira.
8 Junho 2023, 17h35

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
O Presidente da República de Angola, João Lourenço, exonerou José de Lima Massano é exonerado do cargo de Governador do Banco Nacional de Angola, para o qual tinha sido nomeado pelo Decreto Presidencial n.º 282/22, de 7 de Dezembro, avança o canal TPA.

Também Manuel José Nunes Júnior “do cargo de Ministro de Estado para a Coordenação Económica da presidência da República, para o qual havia sido nomeado pelo Decreto Presidencial n.º 223/22, de 19 de Setembro”.
 

 
A zona euro entrou oficialmente em recessão, embora uma ligeira, dada a confirmação de um recuo de 0,1% nos primeiros três meses do ano no PIB da moeda única. Este era um resultado temido, sobretudo depois dos dados alemães que sinalizaram o mesmo comportamento da maior economia do bloco, mas que contrariam a estimativa inicial de um avanço de 0,1%.

Os dados do Eurostat desta quinta-feira mostram uma perda inesperada de 0,1% no primeiro trimestre da zona euro em cadeia, que dá seguimento a igual resultado no final de 2022. Ficam assim confirmados dois trimestres seguidos de crescimento negativo, ou seja, a zona euro está agora numa recessão técnica.
 

 
Portugal celebra hoje o Dia Mundial dos Oceanos e o Ministério da Economia e do Mar, em comunicado, diz-se “empenhado em proteger o Mar e desenvolver uma Economia Azul Sustentável”.

Nesse sentido o Ministério da Economia e do Mar diz que a aposta nacional na obtenção da neutralidade carbónica em 2050 está também relacionada com o mar.
 

 
A EDP conseguiu manter-se entre as 20 marcas de energia mais valiosas do mundo, ocupando o 19.º lugar no ranking da Brand Finance 50 2023. Em primeiro lugar encontra-se a chinesa State Grid, com um valor de 58,7 mil milhões de euros.

O grupo energético português EDP ganhou 306 milhões de euros no primeiro trimestre, contra uma perda de 76 milhões de euros há um ano, devido à seca, depois de a produção hidroeléctrica em Portugal ter voltado ao normal no Inverno passado. O resultado bruto de exploração duplicou face a março de 2022, para 1,415 bilião de euros.
 

 
“Esperamos que o lado português faça escolhas políticas racionais de forma autónoma e adira à criação de um ambiente de negócios aberto, justo e não discriminatório”, afirmou o ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, numa nota enviada à agência Lusa, em Pequim.

A diplomacia chinesa considerou que “construir muros e barreiras” e “quebrar laços” só “prejudica os mais vulneráveis”.
 

 
Estas perguntas, entregues no parlamento na quarta-feira, foram dirigidas ao ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e visam esclarecer o âmbito da proposta de lei do Governo, aprovada em Conselho de Ministros em maio, que altera a eleição para o Parlamento Europeu para prever o voto em mobilidade em território nacional e no estrangeiro.

Em declarações à agência Lusa, o deputado do PS Paulo Pisco considerou ser “muito importante” que todos os eleitores no estrangeiro “tenham uma noção clara das potencialidades que se abrem com o voto em mobilidade” aplicado nas comunidades portuguesas.
 

 
O ministro da Agricultura australiano, Murray Watt, justificou a posição do país, à televisão pública ABC, ao afirmar que “não é apenas uma questão sensível para os produtores europeus, é também uma questão sensível para os produtores australianos”.

“Depois da Segunda Guerra Mundial, a Austrália experimentou uma grande onda de imigração da Europa”, disse Watt.
 

 
A Metal Packaging Europe (MPE), a associação que representa a fileira das empresas que produzem embalagens de metal rígidas poderá nos próximos dois anos de mandato ser liderada por um português.

Paulo Sousa, CEO da Colep Packaging, uma das principais fornecedoras do mercado de aerossóis na Europa e que integra em Portugal o Grupo RAR, deverá esta sexta-feira ser escolhido pelos membros da Metal Packaging Europe que vão reunir-se esta quinta-feira na cidade do Porto, onde decorre a reunião anual da empresa, apurou o JE.
 

 
Baena Soares morreu aos 92 anos, na sua residência no Rio de Janeiro, de causas não especificadas, segundo um comunicado divulgado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, que destacou a “competência e dedicação” que demonstrou ao longo das suas quatro décadas de serviço externo.

Iniciou a carreira diplomática em 1953 e ocupou diversos cargos nas embaixadas do Brasil nos Estados Unidos, Paraguai, Portugal, Guatemala, Itália e Bélgica.
 

 
A Mutares SE & Co. KGaA que ganhou a corrida aos 71,73% da Efacec Power Solutions é uma holding que gere fundos de private equity e que tem investimentos em empresas industriais. A Mutares tem escritórios em nove capitais europeias e é cotada na bolsa de Frankfurt. É uma sociedade de fundos de private equity que gere uma carteira de empresas industriais e é focada na aquisição e desenvolvimento de empresas de média dimensão em situações especiais com potencial de melhoria operacional e crescimento. Como é o caso da Efacec.

Todas as empresas do grupo Mutares estão sediadas na Europa e a maioria foi retirada de grandes empresas, segundo fonte conhecedora do grupo alemão que vai comprar a Efacec.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.