[weglot_switcher]

KGSA assessora construtora de casas com impressão 3D

De acordo com o escritório de advogados, trata-se de um “projeto pioneiro em Portugal” no qual a inteligência artificial teve um papel fundamental, nomeadamente no processo da concepção do desenho das casas e da impressão 3D para a construção das habitações.
  • Cláudia Raposo Correia, sócia da KGSA
27 Março 2024, 19h54

A sociedade de advogados KGSA anunciou, esta quarta-feira, que prestou assessoria jurídica à Litehaus no quadro de uma parceria com a tecnológica Cosmos 3D para a utilização de impressoras 3D na construção mais de uma dezena de imóveis em Portugal.

Em comunicado, o escritório especializado em tecnologia revela que a Litehaus prevê “construir 13 casas modulares em Torres Vedras, em tempo recorde”.

De acordo com a KGSA, trata-se de um “projeto pioneiro em Portugal” no qual a inteligência artificial teve um papel fundamental, nomeadamente no processo da concepção do desenho das casas e da impressão 3D para a construção das habitações.

“A assessoria legal mostrou-se desafiante, tendo sido necessário considerar também questões ambientais, sociais e de governação, não só para o projeto em curso, mas também para permitir ao cliente alcançar o seu objetivo de construir 100 casas por ano em Portugal com recurso a impressão 3D”, refere a sociedade na mesma nota de imprensa.

Nas palavras de Cláudia Raposo Correia, sócia da KGSA responsável pela coordenação do projeto, “o mercado imobiliário português necessita de soluções inovadoras que permitam construir mais rapidamente e de forma mais sustentável”, sendo a Litehaus “a primeira empresa em Portugal a deter capacidade instalada para construir com recurso a impressão 3D em escala”.

“Este projeto é mais um sinal do dinamismo de Portugal enquanto mercado aberto à inovação, agora no sector imobiliário, e a sociedade de advogados está preparada para participar nestes projetos que impõem uma forte aposta na inovação e na sustentabilidade, prestando assessoria também em questões de ESG e contribuindo para a resolução da escassez de oferta de imóveis em Portugal a preços competitivos”, acrescenta o escritório na mesma nota.

No ano passado, a KGSA assessorou várias empresas portuguesas e estrangeiras nas áreas da tecnologia, indústria, saúde e sector social na expansão das suas atividades, incluindo operações de M&A, criação de novas participadas, operações de restruturação, aumentos de capital e assessoria no contexto de investimentos por fundos de capital de risco (tanto nacionais como internacionais).

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.