[weglot_switcher]

Lee Zeldin, ferrenho apoiante de Trump, anuncia candidatura a Nova Iorque

Congressista quer promover o mau momento do democrata Andrew Cuomo, ‘enterrado’ no escândalo de mortes em lares de idosos e nas alegações de assédio sexual.
9 Abril 2021, 17h30

O deputado Lee Zeldin, um dos dois judeus republicanos do Congresso norte-americano e considerado um ferrenho apoiante do anti presidente Donald Trump, vai concorrer ao governo de Nova Iorque. “Para salvar Nova Iorque, Andrew Cuomo tem de ir embora”, disse Zeldin num comunicado oficial.

Segundo a imprensa norte-americana, tanto Zeldin quanto David Kustoff, do Tennessee, o outro republicano que pertence à Casa Judaica, votaram contra a contagem dos votos presidenciais do Colégio Eleitoral – seguindo assim as recomendações de Trump e indo contra as indicações de Mike Pense, na altura vice-presidente de Trump e presidente do Senado (por inerência).

Zeldin, um membro da câmara de Long Island, venceu folgadamente a reeleição apesar de ser pró-Trump num Estado onde, dizem os analistas, o ex-presidente é extremamente impopular.

Cuomo, o governador em exercício, está a passar por um dos seus piores momentos políticos – depois de, ao longo de 2020, ter surgido como uma espécie de líder da oposição a Trump, nomeadamente em tudo o que teve a ver com a guerra contra a pandemia, que em determinada altura foi extremamente severa na cidade.

Neste momento, Cuomo está envolvido numa série de escândalos, um sobre mortes em lares de idosos por causa da Covid-19, outros tendo por base várias alegações de assédio sexual por parte de ex-colaboradoras.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.