[weglot_switcher]

Líder parlamentar do PSD pressionado a renunciar após vitória de Rio

Dois vice-presidentes da bancada, Sérgio Azevedo e Amadeu Albergaria, apoiantes de Pedro Santana Lopes, decidiram colocar o seu lugar à disposição e o líder parlamentar, Hugo Soares, está a ser pressionado a fazer o mesmo.
15 Janeiro 2018, 10h22

A vitória de Rui Rio na corrida à liderança do Partido Social Democrata (PSD) pode levar a uma nova mexida na bancada parlamentar. Dois vice-presidentes da bancada, Sérgio Azevedo e Amadeu Albergaria, apoiantes de Pedro Santana Lopes, decidiram colocar o seu lugar à disposição e o líder parlamentar, Hugo Soares, está a ser pressionado a fazer o mesmo.

Fontes do partido indicam que “mais de 60% da bancada parlamentar do PSD” não apoiou o antigo autarca do Porto, avança o ‘Jornal de Notícias’. Entre os membros da bancada que não apoiaram o candidato vencedor está Hugo Soares, que por enquanto não vai pôr lugar à disposição, apesar do apoio a Santana Lopes.

No entanto, o comentador Luís Marques Mendes, no seu comentário habitual na SIC, fez questão de salientar que é previsível que Rui Rio queira colocar elementos da sua confiança na liderança do grupo parlamentar, tendo em conta que o líder do PSD não é deputado e não assiste a todos os debates na Assembleia da República.

“Julgo que o que se impõe é que Hugo Soares ponha de imediato o lugar à disposição para que o líder do partido pondere e dê um sinal: se quer mantê-lo ou se quer substituí-lo”, afirmou Marques Mendes.

Ainda assim, ao ‘Jornal Económico’, Hugo Soares diz estar “disponível para continuar a fazer oposição ao Governo de António Costa”.

Dos 12 vice-presidentes da bancada laranja, apenas dois apoiaram Rui Rio: Adão Silva e António Leitão Amaro. Este último é já apontado como um dos potenciais candidatos ao lugar de Hugo Soares, caso a sua saída se venha a confirmar. Nos bastidores da cena política, fala-se também de Marques Guedes ou Fernando Negrão como alternativas a Hugo Soares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.