[weglot_switcher]

Lira turca em mínimos após reeleição de Erdogan

Inflação nos 40%, taxas de juro em mínimos, cofres sem reservas estrangeiras e fuga de investidores: Erdogan vai ter cinco anos duros pela frente.
  • Recep Tayyip Erdogan
29 Maio 2023, 17h48

A lira turca negociou hoje perto de um mínimo histórico depois de Recep Tayyip Erdogan ter sido reeleito como presidente da Turquia.

Com a vitória, o líder turco foi reeleito para mais cinco anos, com 52% dos votos na segunda ronda, tornando-se no presidente há mais tempo no poder da nação.

A lira negociou perto dos 20,0785 por dólar, próxima de um mínimo histórico, esta segunda-feira, segundo a “Bloomberg”.

O presidente turco prometeu melhorar a “credibilidade internacional” do país e combater a inflação que atingiu os 43% em abril. A composição do novo governo deverá ser anunciada na sexta-feira.

Os analistas estão pessimistas para os próximos tempos. O Morgan Stanley acredita que a lira pode afundar 29% para 28 liras por dólar até ao final do ano, se o presidente turco mantiver a sua política de intervenção estatal nos mercados e taxas de juro ultra baixas. Já o Wells Fargo acredita que a moeda poderá atingir 23 liras por dólar até ao final do semestre.

“Uma vitória de Erdogan não oferece nenhum conforto aos investidores estrangeiros. Com uma inflação muito elevada, taxas de juro muito baixas, e sem reservas de moeda estrangeira, uma crise dolorosa pode estar a caminho”, disse o analista Hasnain Malik da Tellimer à “Bloomberg”.

O presidente tem defendido que baixas taxas de juro conduzem a uma inflação mais baixa. A política pouco ortodoxa de Erdogan tem provocado a fuga de capital estrangeiro do país, com uma queda de 85% na dívida ou ações turcas detidas por investidores estrangeiros desde 2013, menos 130 mil milhões de dólares.

“É óbvio que o atual modelo económico não funciona. Erdogan está provavelmente consciente disso, e uma transição modesta na política no futuro próximo é provável, caso contrário não é sustentável. Qualquer sinal neste sentido seria bem recebido pelo mercado”, disse Burak Cetinceker, gestor da Strateji Portfoy.

A situação financeira do país está complicada: o banco central torrou 200 mil milhões de dólares no espaço de um ano e meio para tentar aguentar a lira, com as reservas estrangeiras a desaparecerem dos cofres e a inflação a disparar 80% antes de recuar para os níveis atuais, sublinha a agência noticiosa.

Já o índice turco BIST-100 subiu quase 5% na segunda-feira, com as companhias que mais dependem de rendimento em moeda estrangeira a beneficiarem, como a Turkish Airlines.

“Algumas correções têm de ser feitas para evitar ficarem sem reservas estrangeiras. As atuais políticas heteredoxas são insustentáveis”, disse Viktor Szabo da Abrdn.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.