[weglot_switcher]

Madeira apoia plataforma que pretende estimular estilos de vida saudáveis na população idosa

Através do projeto será desenvolvida uma plataforma “com recurso a dispositivos médicos inteligentes e sensores ambientais contínuos, associados a fatores de risco clinicamente significativos em pessoas idosas com diversas comorbidades presentes”, salienta a Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil.
20 Outubro 2021, 08h12

A Madeira inicia esta quarta-feira o SmartBear – Smart Big Data Platform to Offer Evidence-based Personalised Support for Healthy and Independent Living at Home. A Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil é parceira do projeto de investigação e inovação que tem por objetivo providenciar uma solução digital para sustentar e apoiar um estilo de vida independente e saudável na comunidade idosa.

Através do SmartBear será desenvolvida uma plataforma “com recurso a dispositivos médicos inteligentes e sensores ambientais contínuos, associados a fatores de risco clinicamente significativos em pessoas idosas com diversas comorbidades presentes”, salienta a Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil.

Enquanto parceira desta iniciativa, a Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil vai proceder à avaliação da plataforma, de “modo a que seja possível demonstrar a sua aplicabilidade, eficácia, sustentabilidade e futuro benefício no âmbito dos cuidados de saúde primários”.

O projeto terá um grupo de 100 pacientes do Serviço Regional de Saúde (SESARAM) com idade superior a 65 anos e algumas doenças prevalentes na região autónoma; perda auditiva, doenças cardiovasculares, alterações cognitivas, ansiedade, depressão, distúrbios do equilíbrio e dor lombar crónica.

O SmartBear é financiado pelo Horizon 2020 da União Europeia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.