[weglot_switcher]

Madeira: JPP acusa Governo de negligenciar património

O líder parlamentar do JPP afirmou que “nos primeiros quatro anos do Governo de Miguel Albuquerque não houve um único registo para classificação do património, a única coisa que foi feita, e que foi por proposta do JPP, foi a reclassificação do Mercado dos Lavradores, que era um imóvel de interesse municipal e foi proposto reclassificar como imóvel interesse público”.
  • Créditos: Élvio Fernandes
19 Abril 2021, 14h46

O JPP acusou o executivo regional de negligenciar o património.

O líder parlamentar do JPP, Élvio Sousa, lembrou os vários chumbos que a maioria PSD e CDS-PP apresentam a várias medidas que visavam a preservação do património regional.

“Nos primeiros quatro anos do Governo de Miguel Albuquerque não houve um único registo para classificação do património, a única coisa que foi feita, e que foi por proposta do JPP, foi a reclassificação do Mercado dos Lavradores, que era um imóvel de interesse municipal e foi proposto reclassificar como imóvel interesse público”, afirmou Élvio Sousa.

“O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, andou adormecido durante um mandato, não classificou nenhum bem imóvel. Isto para dizer que neste momento é fundamental não só olhar para o património do século XIX, mas também para o do século XX. Os casos de que ouvimos falar, como o da Quinta do Sol e da piscina que queriam fazer no hotel do Pestana, são precisamente alertas que o Governo Regional deve ter em conta”, acrescentou o deputado do JPP.

Élvio Sousa destacou o trabalho que foi realizado entre o executivo municipal de Santa Cruz e a população, dando como exemplo a reabilitação do Fontanário da Lombadinha, na freguesia de Gaula.

“Estamos a falar daquilo que chamamos a Rota da Água, nomeadamente um património que faz parte do povo e que é da herança cultural”, disse Élvio Sousa.

O deputado do JPP sublinhou que Gaula é a única freguesia da Região com mais de uma dezena e meia de fontanários classificados como interesse municipal, dois lavadouros públicos classificados e uma casa de distribuição de água, em vias de classificação.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.