[weglot_switcher]

Madeira regista 44 casos positivos de coronavírus, mais um do que na quinta-feira

Dois doentes Covid-19 obtiveram o seu primeiro resultado negativo. Precisam de aguardar agora pelo menos 48 horas para repetição do teste que a confirmar-se negativo estaremos perante os primeiros casos recuperados na Região.
3 Abril 2020, 18h15

A Região Autónoma da Madeira (RAM) tem hoje mais um caso com resultado positivo com infeção por Covid-19, contando assim neste momento com 44 casos positivos, confirmou esta tarde o Secretário Regional da Saúde, Pedro Ramos. Quatro turistas holandeses e 40 residentes na RAM.

“O caso positivo diz respeito a uma pessoa na faixa etária dos 20-29 anos, com residência no concelho do Funchal”, referiu a Vice-Presidente do IA Saúde, Bruna Gouveia, acrescentando que este doente “regressou da região de Lisboa e Vale do Tejo e estava a cumprir quarentena desde a chegada no seu domicílio”.

Cinco doentes do total dos positivos fizeram ontem teste para revalidação, tendo dois deles obtido  o primeiro resultado negativo para Covid-19. Estes dois doentes precisam de aguardar agora pelo menos 48 horas para repetir o teste. Caso o resultado seja novamente negativo poderão ser considerados casos recuperados.

Na unidade dedicada ao Covid-19 no Hospital Dr. Nélio Mendonça continuam internados dois doentes que mantêm o seu estado, encontrando-se “estáveis”. Os restantes doentes encontram-se no domicílio ou nas unidades hoteleiras designadas para o efeito.

Relativamente à distribuição dos casos positivos pelos concelhos, dos 40 casos de residentes, 19 estão no concelho do Funchal, sete em Câmara de Lobos, bem como igual número na Ponta do Sol, três em Santa Cruz, dois no Porto Santo, um na Ribeira Brava e um na Calheta.

Neste momento encontram-se em quarentena obrigatória 278 passageiros, distribuídos pelas três unidades hoteleiras para o efeito. No Hotel Praia Dourada, no Porto Santo, estão 28 pessoas, 96 na Quinta do Lorde e 154 no Hotel Vila Galé.

Casos Suspeitos

Os casos suspeitos totalizam agora os 277, sendo destes 232 negativos.

As autoridades de saúde da Região têm neste momento em observação 691 pessoas em vigilância ativa, menos 22 do que ontem. Destes, cinco são profissionais de saúde, mais um do que ontem, tratando-se de um profissional de saúde que regressou na passada quinta-feira de uma área considerada com transmissão comunitária ativa.

Estão aqui também incluídos dez bombeiros do concelho da Ponta do Sol: cinco encontram-se no domicílio e os outros cinco estão no Hotel Praia Dourada.

A Vice-Presidente do IA-Saúde referiu também que dos dois casos que aguardavam resultados ontem, um deles foi negativo e o outro caso aguarda o exame laboratorial.

Estão também 428 pessoas em vigilância passiva, menos 131 do que ontem.

Relativamente à Linha SRS 24, Bruna Gouveia disse que esta registou 76 chamadas nas últimas 24 horas, totalizando as 5 mil 100 chamadas desde 27 de janeiro.

[Atualizado às 19h]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.