[weglot_switcher]

Madeira: “Setor primário tem enormes potencialidades que devem ser impulsionadas com apoios do Quadro Comunitário Europeu”, diz José Manuel Rodrigues

“Os últimos dados conhecidos indicam que o Valor Acrescentado Bruto da agricultura e das pescas na Região ronda os 85 milhões de euros, o que representa 2% do VAB regional, sendo que dois terços têm origem na agricultura e o restante nas pescas”, sublinhou.
28 Setembro 2020, 13h52

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira (ALRAM), José Manuel Rodrigues, discursou esta segunda-feira nas Jornadas Madeira 2020, onde referiu que “o setor primário da nossa economia tem enormes potencialidades que devem ser impulsionadas com os apoios financeiros do Quadro Comunitário Europeu que se inicia no próximo ano”.

O evento decorre no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos, e pretende discutir a agricultura e as pescas.

José Manuel Rodrigues elencou uma série de pontos no sentido da valorização da agricultura, nomeadamente: redução dos custos dos fatores de produção, reforço da captação de água para os caudais de rega, fazer crescer a produção biológica e incentivo à exportação de frutos e flores para o mercado nacional.

Já no que respeita ao setor das pescas, o Presidente da ALRAM vincou que era importante concluir a modernização das lotas da Região, renovar a frota do peixe espada preto e melhorar a frota do atum, formar novos profissionais para o setor, apoiar o surgimento de pequenas conserveiras que permitam escoar o peixe em alturas de grandes capturas e fazer crescer a aquicultura.

“Os últimos dados conhecidos indicam que o Valor Acrescentado Bruto da agricultura e das pescas na Região ronda os 85 milhões de euros, o que representa 2% do VAB regional, sendo que dois terços têm origem na agricultura e o restante nas pescas. Quanto ao emprego, os dois setores empregam 18 mil e 500 pessoas, maioritariamente na agricultura, cerca de 96%, e apenas 4% nas pescas”, frisou.

José Manuel Rodrigues ainda sublinhou que o setor primário representa assim 15% da população ativa, “o que já é significativo”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.