[weglot_switcher]

Maioria dos bancos prevê um crescimento de receitas resultante do Open Banking

Os executivos da banca acreditam que o Open Banking vai permitir chegar a mais clientes e parceiros, bem como otimizar os seus processos; e mais de metade dos executivos (54%) espera que o Open Banking permita aumentar as suas receitas até 10%, enquanto que cerca de 35% espera um crescimento até 20%.
24 Junho 2019, 17h45

O estudo é da Accenture e conclui que 90% dos grandes bancos a nível mundial investiu, ou planeia investir em 2019, em serviços de Open Banking.

Mas há mais. Os executivos da banca acreditam que o Open Banking vai permitir chegar a mais clientes e parceiros, bem como otimizar os seus processos; e mais de metade dos executivos (54%) espera que o Open Banking permita aumentar as suas receitas até 10%, enquanto que cerca de 35% espera um crescimento até 20%.

Muitos dos bancos esperam que o Open Banking os ajude a alcançar um crescimento de dois dígitos nas suas receitas.

De acordo com o estudo global da Accenture “It’s Now  Open Banking, Do You Know What Your Commercial Clients Want From It?”, a maior parte dos grandes bancos mundiais afirmou que o fornecimento de serviços de Open Banking aos seus clientes comerciais é uma iniciativa estratégica nos seus programas de transformação digital.

O relatório da Accenture, “realizado com base num questionário a mais de 750 executivos de bancos globais, pequenas e médias empresas (PMEs) e grandes multinacionais, conclui que os clientes da banca comercial procuram o mesmo que os clientes da banca de retalho: processos mais inovadores e uma melhor experiência, processos em que o Open Banking pode ajudar”, lê-se no comunicado.

No que diz respeito aos principais benefícios da utilização de uma plataforma de Open Banking, “os inquiridos indicaram maioritariamente o acesso a serviços bancários cómodos e inovadores, o que foi referido por 30% dos executivos de grandes multinacionais e 23% dos executivos de PMEs”, adianta a Accenture.

Os clientes da banca comercial esperam também que o Open Banking lhes permita chegar a mais clientes e parceiros (o que foi referido por 19% dos executivos das maiores organizações e 25% das PMEs) e otimizar os seus processos (segundo 17% dos executivos das grandes empresas e 20% das PME).

Em relação às áreas de negócio que poderiam melhorar através do Open Banking, tanto os responsáveis de PMEs como os das grandes empresas, referiram a área de pagamentos, financiamento e de gestão de tesouraria.

O Open Banking permite aos clientes comerciais dos serviços financeiros a partilha dos seus dados de forma segura com terceiros, tornando mais fácil a transferência de fundos, a comparação de produtos e a gestão de contas através de um Interface de Programação de Aplicações (API – Application Programming Interface).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.