[weglot_switcher]

Maxyield apoia-se em declarações do Chairman da Navigator na AG para reforçar que a OPA sobre a Semapa é baixa

O presidente do Conselho de Administração reconheceu na Assembleia Geral que o valor da Navigator corresponde ao seu valor de mercado. Isto serviu para a Maxyield suportar a sua convição de que a OPA da Sodim sobre a dona da Navigator é baixa.
14 Maio 2021, 09h51

A Assembleia Geral Anual da Navigator, na qual participaram membros da Associação de Pequenos Acionistas, Maxyield, realizou-se a 11 de Maio.  Na reunião o presidente do Conselho de Administração, João Castello Branco, reconheceu que o valor da Navigator corresponde ao seu valor de mercado. Os pequenos acionistas citam assim as palavras de  para reforçarem que a “Assembleia Geral Anual da Navigator, confirmou a valia empresarial desta Companhia e a sua capacidade de resiliência às condições adversas provocadas pela pandemia covid-19”.

“A Assembleia Geral, teve igualmente oportunidade de confirmar a existência duma consistente estratégia empresarial, relativamente ao desenvolvimento integrado e coerente dos seus segmentos de negócio de papel, pasta e tissue, que potencia a criação de valor”, explica a Maxyield.

O presidente da Comissão Executiva, António Redondo, “reconheceu que as condições do mercado de capitais nos últimos 12 meses para a Navigator, correspondem ao pior ano dos 135 anos de vida empresarial no negócio do papel e que podem ser caracterizadas por grande volatilidade, fortes ambiguidades, elevada mobilidade e alta complexidade”, cita em comunicado a Maxyield.

Os pequenos acionistas continuam a dizer que o preço da OPA à Semapa é muito inferior à sua participação na Navigator.

Recorde-se que a oferta pública de aquisição (OPA) lançada em fevereiro pela Sodim tem uma contrapartida de 12,17 euros após revisão em alta face aos 11,40 euros iniciais.

A operação tem caráter geral e voluntário. A família Queiroz Pereira, que já controla mais de 73% da cotada, reviu o preço em alta para 12,17 euros por cada ação da Semapa que ainda não detém e definiu como cláusula de sucesso a aquisição de 90% dos direitos de voto da cotada nacional.

A Maxyield lembra que a Semapa possui 70% da Navegador que se encontra cotada na Euronext Lisboa e a totalidade do capital das suas subsidiárias Secil e ETSA.

O valor de mercado da Navigator à cotação de fecho em 11 de maio é de 2.260 milhões e euros, e o grupo de pequenos acionistas compara com o valor atribuído pela Sodim à Semapa na OPA em curso que é de 990 milhões de euros, muito inferior ao valor de mercado do seu investimento na Navigator que é de 1.580 milhões, ao qual deve ser acrescentado a valia das outras duas subsidiárias.

“Hoje, é cada vez mais claro que a OPA da família Queiroz Pereira à Semapa, foi montada em cima das adversas condições de mercado dos últimos 12 meses”, diz a Maxyield que refere que “este desenho da OPA, tira partido do contexto negativo do mercado de capitais nos últimos 12 meses, influenciado pela crise sanitária e confinamentos quer geral quer parcial”, diz a Maxyield.

“Qualquer que seja o método utilizado para computar o valor da Semapa de acordo com os seus fundamentais empresariais, atingimos um valor significativamente superior ao valor da Oferta da família Queiroz Pereira à Semapa”, consideram os pequenos acionistas que avançam que “o modelo de negócio da Semapa integra perspetivas de desenvolvimento e expansão que garantem a manutenção do elevado nível de rentabilidade dos seus capitais próprios, presentemente estabilizada em torno de 12% após imposto, e bom potencial de remuneração acionista”.

Ao valor da Oferta, será deduzido o montante (ilíquido) do dividendo pagável a cada ação em 11 de maio, conforme comunicação ao mercado em 30 de abril, pelo que o preço da OPA passa a ser de 11,66 euros.

A Maxyield diz que “o baixo preço continua a afetar a credibilidade da OPA”, lembrando que “o consenso dos analistas continua a apresentar um price target de 17,3 euros que corresponde a 1.406,5 milhões de euros”.

“Em nosso entender, a família Queiroz Pereira está a prejudicar as suas relações com o mercado de capitais, dado que a sua Oferta pelo capital que não dispõe na Semapa, é muito inferior ao justo valor da Navigator, da Secil e da ETSA, as suas subsidiárias nos negócios da Pasta e do Papel, do Cimento e do Ambiente”, defendem.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.