[weglot_switcher]

Mestrado: o passo seguinte para aumentar conhecimentos

Além do Direito ‘tout court’ são várias as áreas de especialização oferecidas pelas Universidades de Coimbra, Nova de Lisboa e Lusíada nos seus programas de mestrado. O JE foi conhecer a oferta.
2 Junho 2021, 07h55

O mestrado poderá ser o passo seguinte para o jovem recém-licenciado que quer alargar os conhecimentos ou para o profissional que está inserido no mundo do trabalho e quer manter-se atualizado. Em Portugal, a oferta é rica. As temáticas são várias, tal como os propósitos e os destinatários.

Só na NOVA School of Law, que integra a Universidade Nova de Lisboa, existem seis mestrados na área do Direito. São todos lecionados em inglês e têm aulas presenciais.

O Mestrado em Direito e Mercados Financeiros, classificado pela Eduniversal entre os melhores da Europa Ocidental, foi criado no ano letivo 2015/2016, fruto de uma parceria inovadora entre duas escolas da Universidade: a NOVA Information Management School (NOVA IMS) e a NOVA School of Law. “Atrair talento que ambiciona preparar ou consolidar uma carreira internacional nos mercados financeiros” é o seu propósito . O curso dá a quem o frequenta a oportunidade de “conhecer e interagir com as principais instituições financeiras portuguesas e europeias, nos setores público ou privado”, “ganhar experiência prática por via de um estágio numa instituição financeira”, e “beneficiar de uma experiência internacional numa universidade de topo na Europa”, através da associação da NOVA School of Law à prestigiada Rede Themis. No mesmo ano nasceu o Mestrado em Direito e Economia do Mar. É coordenado por uma profunda conhecedora do sector: Assunção Cristas, professora da NOVA School of Law, ministra da Agricultura e do Mar entre 2011 e 2015.

Mais antigos são o Mestrado em Direito e o Mestrado em Direito e Segurança. No caso deste último trata-se de uma formação especializada sobre matérias de Direito e Segurança, numa ótica multidisciplinar e integrada. Objectivo? Proporcionar conhecimento aprofundado das questões nesta área em diferentes domínios: político, geoestratégico, militar, económico e jurídico. Já o Mestrado em Direito integra uma Especialização em Direito Internacional e Europeu e uma Especialização em Direito e Tecnologia. Por fim, o Mestrado em Direito e Gestão da NOVA junta as escolas que o oferecem e coordenam: a NOVA School of Law e a Nova SBE.

 

Da Lusíada a Coimbra
O Direito é uma área com grande traição na Universidade Lusíada, cuja oferta formativa conferente de grau é composta pelos tradicionais três ciclos: licenciatura, mestrado e doutoramento. Em concreto, a Faculdade de Direito oferece dois programas de segundo ciclo: Mestrado em Contratos Públicos e Mestrado em Direito. Ambos com a duração de dois anos: o primeiro deles de caráter curricular; o outro, destinado ao desenvolvimento da dissertação. O Mestrado em Direito, por seu turno, comporta quatro variantes: Jurídico-Civilísticas, Jurídico-Empresariais, Jurídico-Criminais e Jurídico-Políticas.

“Um sinal que sempre marcou a Universidade Lusíada, especialmente a sua Faculdade de Direito, foi o carácter acentuadamente prático que, desde o início, se pretendeu imprimir à formação por ela proporcionada”, explica José González, Director da Faculdade e coordenador da licenciatura em Direito, ao Jornal Económico. Daí a existência de uma série de protocolos com entidades ligadas ao exercício de diversas profissões jurídicas. No próximo ano lectivo, a Faculdade vai reforçar a sua oferta de pós-graduações, especializações e cursos livres, adianta-nos o seu Director.

Por seu turno, a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra apresenta dois programas: Mestrado em Direito e Mestrado em Ciências Jurídico-Forenses. A língua de lecionação é o português, mas Rui Dias, professor da Faculdade de Direito da UC e coordenador do 2.º Ciclo de Estudos em Direito, diz ao Jornal Económico que são frequentes as participações de professores convidados de prestigiadas Universidades estrangeiras e nesses casos é usado o inglês. Com 300 vagas divididas por sete áreas de especialização, o Mestrado em Direito oferece um curso de maioritariamente composto por unidades curriculares anuais, que privilegiam o regime de seminários e a avaliação através da realização de “working papers”.

A participação ativa dos estudantes na investigação jurídica é incentivada em Coimbra. O Mestrado em Ciências Jurídico-Forenses proporciona a todos os graduados em Direito uma especialização direcionada quer para o exercício das profissões forenses tradicionais, quer para o desenvolvimento de qualquer atividade profissional na área jurídica.

Segundo Rui Dias, a advocacia é uma das saídas profissionais mais comuns destes ciclos de estudos, para além das magistraturas judicial e do ministério público, diplomacia, funcionalismo público autárquico, entre outros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.