[weglot_switcher]

Moto GP de Portugal. Miguel Oliveira quer cimentar posição na primeira metade da tabela

O Moto GP regressa a Portugal pela segunda vez este ano, mas desta vez com publico nas bancadas. Apesar de já se saber quem é o campeão desta temporada, ainda há muito por decidir e, certamente, que os adeptos portugueses do motociclismo esperam ver ao vivo uma vitória do piloto português, Miguel Oliveira, dorsal 88 da grelha de partida.
7 Novembro 2021, 09h00

O Grande Prémio de Portugal é a penúltima etapa do campeonato do mundo de Moto GP. Fabio Quartararo apresenta-se no Autódromo Internacional do Algarve (AIA) como o campeão da temporada de 2021, mas continuam por se decidir os restantes lugares da classificação onde, o piloto português Miguel Oliveira, poderá cimentar a sua posição na primeira metade da tabela, numa altura em que se encontra no décimo lugar.

Ainda assim, continuam por apurar as equipas vencedoras. Atualmente a japonesa Monster Energy Yamaha MotoGP está no topo da tabela classificativa com 364 pontos, mas no segundo lugar surge a italiana Ducati Lenovo Team com 351 e ambições renovadas para poder alcançar a primeira posição.

Francisco Begnaia, piloto da Ducati Lenovo Team, comenta que chega a Portimão “cheio de energia e com vontade ter um bom desempenho. No último GP aqui, consegui subir ao pódio apesar de ter começado a corrida muito atrás, e este fim de semana vamos tentar de novo lutar pela vitória. Temos de tentar somar o máximo de pontos possível para confirmar a segunda posição no campeonato e tentar garantir os títulos de equipas e construtores. Estou otimista e confiante que podemos ter um bom desempenho aqui em Portugal”.

Já o atual campeão, Fabio Quartararo, piloto da Monster Energy Yamaha MotoGP, sublinha que o objetivo da equipa é ser “novamente primeiros, como éramos no início do campeonato, porque ainda temos dois títulos em disputa [equipas e construtores] pelos quais ainda devemos lutar. Fizemos uma corrida fantástica nesta pista no GP de Portugal. O ritmo foi tão rápido, por isso estou muito curioso em ver o que podemos fazer este fim de semana”.

Também a competição entre construtoras está por decidir. A italiana Ducati lidera nesta altura a classificação, com 307 pontos, seguida de perto pela japonesa Yamaha que acumula 295 pontos, quando ainda falta duas corridas por disputar.

Apesar de arredado de todos os títulos em disputa, os holofotes estão virados para Miguel Oliveira. O piloto de Almada acumula fãs por todo o território nacional, prova disso foram as centenas de motociclistas que o acompanharam até ao Algarve, naquela que foi a sua primeira viagem de mota desde que possui carta de condução para veículos de duas rodas.

“Ao princípio, pensei que este fim de semana tinha de fazer o melhor possível, mas a meio do caminho, com mais gente, disse que se calhar temos de ganhar. Ao chegar aqui conclui: vamos mesmo ganhar”, afirmou Miguel Oliveira à chegada a Portimão.

O piloto português, que venceu a primeira corrida de sempre disputada no AIA, acrescentou que “é a segunda oportunidade este ano, agora com público nas bancadas, que era o que faltava. Assim, sente-se muito mais o ambiente”.

A corrida de Moto GP disputa-se este domingo, dia 7, às 13h de Portugal continental.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.