[weglot_switcher]

Nasceu bebé de mulher infetada com o novo coronavírus

Atualmente estão a aguardar os resultados dos testes de despiste ao novo Covid-19 ao recém-nascido. Ainda assim, o Centro Hospitalar Universitário São João indica que mãe e bebé estão bem de saúde, avança o Jornal de Notícias.
17 Março 2020, 10h25

O primeiro parto de uma mulher infetada com o novo coronavírus aconteceu esta terça-feira, 17 de março, no Hospital de São João, no Porto, avança o Jornal de Notícias. De acordo com o jornal, os dois encontram-se bem de saúde e estão sob acompanhamento médico.

Atualmente, estão a aguardar os resultados dos testes de despiste ao novo Covid-19 ao recém-nascido. Apesar de os efeitos do vírus ainda não serem conhecidos, as autoridades de saúde estimam que os sintomas não sejam mais graves do que os já relatados nos restantes casos em adultos.

Relativamente ao recém-nascido, a informação vai surgindo aos poucos, uma vez que é o primeiro bebé nascido em Portugal nesta crise de saúde internacional. De acordo com cientistas chineses, que publicaram um estudo baseado em gravidezes em final de tempo e cesarianas, não existem evidências de que o novo coronavírus possa ser transmitido da mãe para o feto ainda no útero.

O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto admite que, para já, a informação disponível é limitada mas que “pode afirmar com bastante segurança que não há transmissão intra-uterina mãe-filho”, ou quando a infeção ocorre no terceiro trimestre e que a alimentação com leite materno não está contraindicada.

Segundo os dados divulgados ontem pela Direção-Geral da Saúde, existem 331 casos positivos de coronavírus e a primeira vítima mortal de Covid-19, tratando-se de um homem internado no Hospital de Santa Maria, cujo vírus só foi detetado uma semana depois do doente se encontrar internado e ventilado.

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, admitiu em conferência de imprensa que o novo coronavírus apresenta uma taxa de mortalidade de 2% em todo o mundo, sendo provável a existência de mais vítimas em Portugal.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.