[weglot_switcher]

Nasdaq lidera perdas em Wall Street

Notícias contraditórias sobre o progresso das negociações entre os Estados Unidos e a China marcaram o dia. As tecnológicas, que são altamente expostas à economia chinesa, foram as mais penalizadas.
22 Janeiro 2019, 21h27

A primeira sessão da semana da bolsa de Nova Iorque ficou marcada pelas perdas acentuadas dos três principais índices norte-americanos. Depois de terem começado a sessão a perderem menos de 0,80%, as perdas foram-se acentuando ao longo da sessão, com o tecnológico a ser o mais penalizado.

Recorde-se que segunda-feira a bolsa de Nova Iorque esteve encerrada porque foi feriado federal nos EUA em que se celebrou o dia de Martin Luther King.

Esta terça-feira, o Nasdaq recuou 2,03%, para 2.633,82 pontos; o S&P 500 perdeu 1,38%, para 2.633,82 pontos; e o industrial Dow Jones desvalorizou 1,22%, para 24.404,48 pontos.

O sentimento otimista dos investidores, que se tinha verificado nas últimas sessões, ‘evaporou-se’, após as estimativas do Fundo Monetário Internacional (FMI), que apontam para um abrandamento económico global.

“A maior preocupação é a desaceleração do crescimento económico global”, disse Art Hogan, da National Securities, em Nova York à agência Reuters. “O S&P 500 tem mais da metade das empresas com negócios no exterior, pelo que essas previsões terão impacto nos resultados de 2019 também”.

No World Economic Outlook (WEO) divulgado esta segunda-feira, o FMI reviu em baixa a projeção de crescimento da economia mundial, apontando agora para 3,5% em 2019 e 3,6% em 2020, menos 0,2 e 0,1 pontos percentuais (p.p.) do que em outubro do ano passado. A instituição liderada por Christine Lagarde atribuiu este cenário ao enfraquecimento do mercado financeiro, o momentum mais suave no segundo semestre do de 2018 e a contração da Turquia e Argentina.

Notícias contraditórias sobre o progresso das negociações entre os Estados Unidos e a China marcaram o dia. Segundo o “Finantial Times”, a administração norte-americana terá rejeitado receber nos EYA dois vice-primeiros ministros chineses para que as duas maiores potências económicas retomassem as negociações, com o argumento que as negociações não estão a progredir.

E, durante o dia surgiram rumores sobre o cancelamento das próximas reuniões entre representantes norte-americanos e chineses. No entanto, segundo noticia a agência Reuters, um dos mais altos conselheiros da Casa Branca, Larry Cudlow, desmentiu. “A história não é verdadeira”, disse à CNBC.No entanto, à CNBC, o alto conselheiro económico da administração Trump, revelou que nenhuma reunião entre os dois países foi cancelada.

Ainda assim, as tecnológicas, que são altamente expostas à economia chinesa, foram as mais penalizadas.

Nas matérias-primas, o Brent, referência para o mercado europeu, está a cair 1,99% para 61,49 dólares. Nos EUA, o West Texas Intermediate está a desvalorizar 2,29%, para 52,57 dólares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.