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Navigator duplica lucros no primeiro trimestre, impulsionada pela subida de preços do papel

Empresa de papel obteve lucros de 50,6 milhões de euros nos três primeiros meses do ano (mais do dobro dos 23,5 milhões do mesmo período de 2021). Vendas desaceleraram em tonelagem, mas aumentaram em valor.
24 Maio 2022, 06h38

A Navigator Company registou lucros de 50,6 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, mais do dobro do mesmo período do ano passado, impulsionada pelo aumento recente – e para níveis históricos  – dos preços da pasta de papel e do papel.

Nos três primeiros meses de 2021 a empresa de papel tinha lucrado 23,5 milhões de euros, contra os 30,6 milhões do primeiro trimestre de 2020.

Numa nota de resultadas enviada à CMVM, a empresa liderada por António Redondo explica que o volume de vendas de papel “situou-se 17% abaixo do 4º trimestre de 2021 e 3% abaixo do primeiro trimestre de 2021”. Também o volume de vendas de pasta (1%) e de tissue (4%) ficou abaixo do trimestre homólogo.

A evolução negativa nas vendas de papel fundamentou-se na necessidade de “reposição de stocks e em dificuldades logísticas que se vinham já a sentir, acrescidas pelo constrangimento nos meios rodoviários desencadeado pela greve em Espanha no final do trimestre”.

No entanto, “o volume de negócios totalizou 492 milhões de euros, impulsionado pela evolução favorável de preços, um crescimento de 44% face ao trimestre homólogo e 3% face ao trimestre anterior”, indica a empresa.

O trimestre, aliás, fica marcado por um “forte crescimento” dos preços da pasta, nota a empresa. O índice de referência da pasta de papel aumentou 58% em euros (e 48% em dólares) em relação ao preço médio do primeiro trimestre de 2021.

“Condicionado pelo índice de preços da pasta, pelo aumento generalizado da energia, matérias-primas e logística, e ainda por um balanço oferta vs procura ímpar, o índice de preços do papel na Europa registou também um forte crescimento no 1º trimestre de 2022, tanto em comparação com o preço médio do 1º trimestre de 2021 (+28%), como face ao preço médio do trimestre anterior (+15%)”, destaca a Navigator.

A Navigator atingiu um EBITDA (resultados antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) de 122 milhões de euros e uma margem sobre vendas de 25% (+ 4 pontos percentuais face ao trimestre homólogo e 2 p.p. face ao último trimestre), “beneficiando do esforço de melhoria de eficiência e consumos, e evolução favorável dos preços de venda estabelecidos nos mercados internacionais”. A empresa exportou 93% das suas vendas de papel de impressão woodfree (UWF).

Segundo a empresa, “o aumento de preços verificado em mercados fora da Europa foi cerca do dobro do que nos mercados Europeus, face ao período homólogo. Por outro lado, na Europa, o aumento de preços foi mais expressivo fora dos mercados Ibéricos”.

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