As transações de crédito, débito e pré-pagos realizados nos últimos três dias que antecedem o famigerado dia dos namorados destinam-se, maioritariamente, à compra de experiências, de acordo com o Mastercard Love Index.
Na última edição do índice anual da Mastercard, verificou-se um aumento de 17% na compra de experiências e o volume de gastos em cartões de crédito, débito e pré-pagos nesta categoria cresceu 6%.
“Os dados mostram que existe uma tendência de adesão crescente à economia das experiências, com os consumidores a retirarem cada vez mais satisfação e felicidade do momento que estão a viver e que são uma forma de construir memórias duradouras, em detrimento da compra de bens materiais”, lê-se no comunicado da Mastercard, enviado à redação esta quarta-feira.
Jantar fora continua a ser atividade que reúne mais adeptos nesta época, com 40% do total de gastos e 75% das transações em 2017.
Os gastos com viagens também cresceram (de avião ou comboio), com o número de transações a aumentar 23% em 2017, representando 22% do total de gastos durante este período. As estadias em hotéis continuaram a ser um favorito, representando 27% das despesas efetuadas no período.
O número de transações nas categorias de presentes “tradicionalmente associados ao dia dos namorados”, também aumentou (14% dos gastos e 10% das transações), apesar do valor total gasto tenha diminuído (3% e 9%, respetivamente).
Já no que respeita a compras online verificou-se um aumento de 136% no número de transações em 2017, por comparação com 2015.
O Mastercard Love Index revelou ainda que há um equilíbrio entre quem prefere comprar prendas com antecedência e quem compra no próprio dia. Cerca de 30% das compras para o dia de São Valentim é realizada no dia 11 de fevereiro, equivalendo a 48,8 milhões de transações em todo o mundo, nos últimos três anos, enquanto 27% de total de transações neste período (entre 11 e 14 de fevereiro) foram feitas no próprio dia de São Valentim.
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