[weglot_switcher]

NOS e Amazon Web Services escolhem 15 startups para o programa de inovação em 5G

Empresas de sectores como saúde, agroalimentar ou desporto – todas com uma vertente digital – foram selecionadas para fazer parte do programa de inovação colaborativa “Acelerador 5G”. “Acreditamos que muito daquelas que serão as grandes inovações de futuro virão do mundo das startups, que tipicamente trazem visões disruptivas”, garante a operadora ao JE.
7 Maio 2021, 09h31

Já são conhecidas as 15 startups que vão integrar o programa de inovação colaborativa da NOS e pela Amazon Web Services (AWS) e explorar as suas potencialidades tecnológicas – usadas em sectores tão distintos quanto saúde, agricultura ou desporto – no desenvolvimento da rede de móvel de quinta geração (5G).

O programa Acelerador 5G, apoiado pela incubadora Startup Lisboa, recebeu mais de 50 inscrições de empreendedores com soluções de Internet das Coisas (IoT), Realidade Virtual e Realidade Aumentada e daí foram pré-selecionados 30 projetos. Os agora vencedores demonstraram ter uma maturidade média-elevada e ter potencial para “alavancar a transformação digital dos mais diversos sectores, desde pequenas, médias a grandes empresas e também outras instituições portuguesas”, diz fonte oficial da NOS ao Jornal Económico (JE).

A operadora de telecomunicações não tem dúvidas de que todos os segmentos de atividade económica serão impactados pelo 5G, sobretudo por causa da hiperconectividade, que permitirá ter “uma escala massiva de dispositivos interconectados a altas velocidades e com uma latência baixíssima, o que significa um tempo de resposta imediato”.

Por exemplo, no sector da agricultura, estima-se que o 5G aumente a produtividade em 25% e reduza em 30% a utilização de fertilizantes e 50% de pesticidas e herbicidas, “graças à popularização de drones controlados através de redes 5G para erradicação cirúrgica de pragas, por exemplo, ou sistemas de monitorização de rega ou condições do solo”, destaca a NOS, que criou recentemente um fundo de investimento de 10 milhões de euros, cuja gestão está a cargo da Armilar Ventures Partners.

“No desporto, o 5G permitirá assistir a eventos desportivos através de uma experiência muito mais imersiva, proporcionada, por exemplo, pela captação de vídeo de alta qualidade mais próxima da ação e através de ângulos anteriormente inacessíveis”, garante a empresa, em declarações ao JE.

O investimento que a telecom faz nesta área levou a que ontem – data em que o leilão atingiu hoje o 80º dia de licitação principal, com as propostas a somar 295,2 milhões de euros – se fizesse a primeira transmissão de um jogo de futebol em 5G (demo) em Portugal, no clássico entre o SLB Benfica e o FC Porto, no estádio da Luz.

“No caso do 5G, em que existe um presente e um futuro para construir com base nesta tecnologia, acreditamos que muito daquelas que serão as grandes inovações de futuro virão do mundo das startups, que tipicamente trazem visões disruptivas. E a NOS quer fazer parte desse futuro e fazer o que ninguém fez. Queremos fazer o que ninguém fez e dar a oportunidade e estímulo aos empreendedores numa lógica de parceria e colaboração”, assegura a operadora.

O bootcamp do Acelerador 5G, composto pelas 15 startups, está a decorrer online até esta sexta-feira. Na sessão de dois dias, as empresas estão a ter oportunidade de conhecer as potencialidades da tecnologia 5G através de quem nela investe, discutir o estado de implementação global da rede mundial – lembre-se que Portugal, Lituânia e Malta são os únicos países da União Europeia sem qualquer oferta comercial de 5G – e explorar use cases internacionais.

“Será também uma possibilidade de alinhar os objetivos e trajetórias do desenvolvimento das ideias e projetos deste ecossistema de empreendedorismo e inovação português. Mais do que o ponto de partida do programa, o bootcamp funcionará como momento de inspiração para estas startups que, conhecendo-se mutuamente, ficarão ainda mais motivadas para trabalhar colaborativamente, entre elas e junto dos mentores especialistas durante a fase de mentoria”, esclarece a organização.

A fase de mentoria tem início a 21 de maio e envolve representantes da AWS, NOS ou parceiros, conferências online, sessões de networking/open innovation e conversas com especialistas.

Questionada sobre se pretendem investir nas startups, a telecom explicou que “ainda é prematuro dizer”, mas afirma que “a seleção feita permitiu-nos identificar muito potencial entre os projetos que passam à fase seguinte” e “o trabalho próximo e de colaboração dos próximos meses vão permitir-nos conhecer melhor as equipas e projetos e a possibilidade de investimento está sempre presente”.

 

Quem são as 15 startups?

AgroInsider: Serviços de precisão para a agricultura em larga escala, disponíveis para todos os agricultores, agrónomos e empresas, com faixas de preços acessíveis e diferenciados por escala e necessidades específicas.

AR Geo: Solução que combina o uso da realidade aumentada e da geolocalização ao serviço do marketing digital, direcionada a empresas multinacionais, retail e pequenas e médias empresas.

BBox Sports: Ferramenta de engagement que desenvolve novas formas de conexão entre os fãs e as suas equipas desportivas usando Realidade Aumentada ligada a artigos colecionáveis oficiais.

BestHeath4U: Adesivo inteligente integrado com software de previsão e rastreamento digital, que monitoriza as feridas crónicas ou outras, à distância, através de bio nanomateriais inovadores para fixar dispositivos médicos à pele.

BoxToLife: Plataforma na nuvem, através da qual é possível criar e gerir conteúdo interativo para perfis específicos de visitantes de museus, parques ou monumentos.

Clever Volume: Solução simples, automática e escalável de obter informação sobre desperdício e gestão de resíduos em segundos.

FootAR: Experiência de realidade aumentada para os adeptos de desporto, através de uma second screen app que adiciona uma nova camada de informação inteligente em tempo real ao evento que se está a assistir.

Kit AR: Solução de realidade aumentada e machine learning para capacitar os operadores de chão de fábrica e otimizar os processos de produção.

Live Electric Tours: Experiência de self-drive com viaturas 100% elétricas, equipadas com internet grátis, GPS Audio Guia e uma câmara Live que permite partilhar tudo em direto com amigos e familiares através das redes sociais.

Omniflow: Soluções sustentáveis para cidades inteligentes, como, por exemplo, o Smart IoT Lamppost, um poste de iluminação inteligente, alimentado por energia eólica e solar capaz de abrigar células 5G, sensores de qualidade do ar, carregadores elétricos e edge computing.

Onalytics: Soluções para gestão de ativos industriais retornáveis em cadeias de distribuição complexas.

PackIOT: Solução IoT simples e definitiva para o aumento da eficiência no ambiente da indústria.

UShowMe: Plataforma de Live Stream e Video-On-Demand interativa para a indústria das Artes e Cultura, com a missão de ajudar artistas e organizadores de espetáculos a evoluir para espetáculos híbridos interativos.

SurgeonMate: Aplicação desenvolvida para profissionais de saúde que lhes permite criar e armazenar conteúdo multimédia e dados clínicos num serviço de nuvem seguro, e efetuar telementoring, ou seja, exercer as suas funções com a assistência remota de um especialista.

Virtuleap: Solução que combina neurociência e computação especial, com o objetivo de ajudar ao aumento dos níveis de atenção, lidar com problemas cognitivos, distúrbios e desafios de aprendizagem através de uma biblioteca de jogos de realidade aumentada.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.