[weglot_switcher]

Novas medidas para São Miguel pretendem evitar descontrolo, diz presidente do Governo dos Açores

Os Açores decretaram deliberou encerrar a partir de quinta-feira, dia 13, e até 01 de setembro, as discotecas em São Miguel, sendo que os bares na ilha terão as 22:00 como hora limite de atividade, devido à pandemia de covid-19. Os Açores têm 27 casos ativos de coronavírus.
12 Agosto 2020, 09h07

O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, disse que as novas medidas para São Miguel têm por intuito evitar descontrolo da pandemia provocada pelo coronavírus.

“Estas medidas são tomadas para evitar que cheguemos a uma situação de descontrolo”, declarou o governante, falando à RTP/Açores.

Vasco Cordeiro foi convidado do Telejornal do canal público açoriano no dia em que o Governo dos Açores deliberou encerrar a partir de quinta-feira, dia 13, e até 01 de setembro, as discotecas em São Miguel, sendo que os bares na ilha terão as 22:00 como hora limite de atividade, devido à pandemia de covid-19.

Para o chefe do executivo açoriano, o “comportamento de cada um” é essencial para “acautelar a saúde pública e manter ao máximo possível uma situação de controlo em relação a esta pandemia”, e é “importante” que “todo o esforço feito ao longo destes últimos meses não tenha sido em vão”.

Vasco Cordeiro anunciou ainda que já foram feitos 95 mil testes à covid-19 nos Açores e em laboratórios no continente e na Madeira que têm acordo com a região.

“A defesa reside nos cuidados que cada um de nós pode ter”, insistiu o socialista, reconhecendo ainda que “há, claramente”, a hipótese de serem implementadas novas medidas de contenção.

O Conselho de Governo esteve hoje reunido, via videoconferência, e, diz nota enviada à imprensa após a reunião, os atuais 27 casos positivos de covid-19 em São Miguel mereceram um reforço de medidas de contenção.

“A situação que inspira maiores cuidados e suscita a necessidade de maior atenção é a relativa à prova da existência de, pelo menos, uma cadeia de transmissão local do vírus SARS-CoV-2, com incidência nos concelhos de Ponta Delgada e Vila Franca do Campo”, adianta a nota.

E prossegue o texto: “Da análise realizada pela Autoridade de Saúde Regional constata-se que o universo de indivíduos relacionados com essa cadeia de transmissão local – casos positivos e contactos próximos – tem idades na casa dos 20/30 anos e que os locais de contaminação principais são os espaços recreativos noturnos”.

Por outro lado, é ainda referido, “são crescentes as evidências de incumprimento das recomendações de saúde pública emitidas a propósito da pandemia de covid-19, nomeadamente, a existência de aglomerações e ausência de uso de máscara”.

Além do encerramento total “de estabelecimentos de bebidas e similares com espaços de dança” e do “encerramento, a partir das 22:00 [locais, mais uma hora em Lisboa], dos bares e outros estabelecimentos de bebidas, com ou sem espetáculo, com ou sem serviço de esplanada”, foi definido que, também a partir das 22:00, “os postos de abastecimento de combustíveis podem manter o respetivo funcionamento”, mas “exclusivamente para efeitos de venda ao público de combustíveis e abastecimento de veículos”.

O Conselho do Governo dos Açores deliberou ainda prorrogar, até às 24:00 de 01 de setembro, a situação de calamidade pública nas ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira, Pico e Faial, bem como a situação de alerta nas ilhas Graciosa, São Jorge, Flores e Corvo.

O acompanhamento permanente à evolução da situação epidemiológica “poderá implicar a adoção de novas medidas” de combate à pandemia, acrescenta a nota.

Os Açores contabilizaram até hoje 192 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, verificando-se, atualmente, 27 casos positivos ativos.

Desde o início da pandemia, foram também registadas na região 16 mortes devido à covid-19.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.