[weglot_switcher]

Painéis solares: deve alugar ou comprar?

Optar por energias renováveis cada vez mais é uma opção. Uma das novidades no setor são os painéis solares por subscrição, ou aluguer de painéis solares.
19 Outubro 2023, 09h23

Seja para abater valor da sua fatura da eletricidade, para valorizar a sua casa (sim, poderá vender a sua casa por um valor superior), ou para garantir um futuro mais verde, vale a pena considerar os painéis solares. 

Mas como funciona o aluguer e qual é a melhor solução para si? Comprar ou alugar? Saiba tudo neste artigo do ComparaJá, onde explicamos as vantagens e desvantagens de cada opção.

Devo escolher alugar painéis solares ou comprá-los?

Comprar painéis solares ou fazer uma subscrição (ou aluguer) são duas opções muito diferentes para incluir a energia solar na sua casa ou mesmo no seu negócio. Cada escolha tem vantagens e desvantagens, e deve ter em conta as suas circunstâncias e preferências individuais.

Comprar painéis solares

Comprar painéis solares significa adquirir todo o sistema de energia solar e ser o seu proprietário. Por norma, tem uma garantia de 3 a 5 anos. Como proprietário, é responsável pela manutenção e reparação do sistema.

Comprando, terá de aplicar uma quantia considerável, normalmente a partir de 2 300 euros, para a instalação inicial. Embora este custo possa ser alto, existem alguns incentivos disponíveis para ajudar a reduzir os custos iniciais. Também é possível pedir um financiamento para este fim.

Eventualmente, irá alcançar um retorno sobre o investimento inicial, à medida que poupa dinheiro nas suas contas de energia, mas isto pode demorar vários anos.

Alugar painéis fotovoltaicos

Subscrever painéis solares envolve uma empresa de energia solar que instala e mantém os painéis na sua casa. A maior vantagem desta opção é que se trata de poupança imediata, visto que abate parte do seu custo com energia desde a primeira fatura. Comparando as faturas antes e depois da mudança para painéis solares, pode-se estimar uma redução média de 50% no valor do consumo.

Isto é ainda mais evidente visto que não existe custo inicial. É a empresa que instala e faz toda a manutenção do equipamento, não havendo nenhum investimento inicial da sua parte. Assim, tudo o que tem de fazer é pagar a subscrição mensal, e poupar na fatura de eletricidade com a energia solar gerada. 

Os contratos de aluguer de painéis solares têm uma duração típica de 20 anos. São acompanhados por uma garantia, que assegura reparações. Apesar deste período de garantia, é expectável que os sistemas solares durem mais. No final do contrato, a propriedade do sistema passa para o cliente que subscreveu o serviço. Assim, pode continuar a produzir energia, visto que a vida útil expectável dos painéis solares é de 30 anos.

Para tal, terá de contactar a empresa de aluguer e pedir um orçamento para adquirir os painéis que já foram instalados na sua propriedade. Conseguirá pagar, então, um custo provavelmente inferior ao que incorreria se os comprasse à partida.

Painéis solares por aluguer são uma boa opção?

A opção de alugar este equipamento vem democratizar o acesso às energias renováveis, deixando de exigir um grande investimento inicial. “Além da poupança em autoconsumo, o cliente também pode optar por vender o excedente gerado pelos painéis solares”, refere André Nunes, responsável da equipa de Energia do ComparaJá.pt. “O aluguer surgiu no mercado para oferecer ao cliente uma opção em que começa a poupar desde o primeiro mês, não tendo investimento.”

Para escolher entre comprar ou alugar, terá de ter em conta que dinheiro tem disponível no momento, e o nível de compromisso que pretende. O especialista reforça ainda que “A subscrição também pode ser muito interessante para quem queira colocar baterias. Não compensará para todos os casos, mas alguns clientes conseguem ter poupança, e nós estamos cá para fazer essa análise!”

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.