[weglot_switcher]

Pandemia e pacto ambiental marcam primeiro ano de Von der Leyen à frente da Comissão Europeia

Em jeito de balanço a este ano de mandato, a Comissão Europeia destacou o trabalho que tem sido feito quer na aquisição de vacinas como na resposta social e económica à pandemia. O pacto ecológico europeu foi outra das medidas tomadas bem como a construção de um futuro digital.
  • Olivier Hoslet / EPA
1 Dezembro 2020, 14h49

A Comissão Europeia assinalou o primeiro aniversário de Ursula Ven Der Leyen à frente da instituição. Momento foi assinalado com a divulgação de algumas das medidas tomadas pelo executivo europeu durante este ano, onde se inclui as relativas ao controlo da pandemia, sem esquecer os compromissos assumidos na área ambiental.

Se Von der Leyen começou o mandato com objetivos ligados ao ambiente, entre os quais a neutralidade carbónica, uma década virada para o digital, e uma maior influência da Europa em termos geopolíticos, cedo teve que deixar estes ideias de lado para dar resposta a uma pandemia causada pelo coronavírus.

Nesse sentido, o balanço deste ano de mandato, refere a Comissão Europeia, e ainda abordando a resposta do executivo europeu, foi virada para “uma reposta europeia concertada e coordenada” para responder a esta crise de saúde pública.

Isso incluiu respostas desde a aquisição de material de proteção até à aquisição de vacinas, numa primeira fase, até às resposta em ermos sociais e económicos devido aos estragos provocados pelo covid-19, que obrigou os países a tomarem medidas tais como o confinamento e a impor várias restrições em diversos sectores de modo a evitar o contágio por coronavírus.

A aquisição e a distribuição de vacinas foi outro dos destaques deste mandato de Von der Leyen. Várias empresas já anunciaram ter uma vacina disponível contra o covid-19, e entram agora em fase de pedidos de autorização quer os reguladores norte-americanos e também aos europeus, de modo a poderem vacinar a população.

É ainda destacado pela Comissão o apoio que tem sido dado tanto aos sistemas de saúde dos diversos países durante a pandemia.

Entre as medidas tomadas pela Comissão Europeia, liderada por Von der Leyen, destaca-se o Pacto Ecológico Europeu, a agenda para construir o futuro digital da Europa, uma nova estratégia industrial.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.