[weglot_switcher]

PJ faz buscas a três câmaras municipais da Madeira por suspeita de financiamento ilegal

A PJ investiga suspeitas de financiamento do PS regional através de ajustes diretos feitos entre três autarquias socialistas e várias empresas, diz a Sábado.
8 Outubro 2020, 13h47

A Polícia Judiciária (PJ) está a realizar buscar a três Câmaras Municipais da Madeira (Funchal, Porto Moniz, e Machico), dirigidas por socialistas ou apoiadas pelo PS (Funchal), avança a Sábado. A força policial investiga suspeitas de financiamento do PS regional através de ajustes diretos feitos entre três autarquias socialistas e a várias empresas, diz a mesma publicação.

Este processo decorre no Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa, que “ordenou as buscas às autarquias e a algumas empresas que beneficiaram de ajustes diretos em processos de contratação pública”, diz a sábado.

Para além das três autarquias foi também alvo de buscas a NP Publicidade, de Nélio Pereira, socialista e que chegou a ser deputado municipal pelo Funchal, diz a publicação, o que pode levantar problemas de incompatibilidade.

Na quarta-feira a Câmara do Funchal já tinha confirmado que foi alvo de buscas por parte da PJ. A autarquia informou que “está a colaborar com a Policia Judiciária (PJ), no âmbito de uma investigação em curso a várias entidades”.

No mesmo documento, menciona que esta investigação foi “suscitada por uma denúncia online que remonta a 2018”.

A autarquia sublinhou “o seu compromisso no sentido de serem apurados todos os factos e de que seja esclarecida cabalmente a denúncia efetuada”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.