[weglot_switcher]

Primeiro carregador de carros elétricos pesados produzido pela Siemens Portugal ruma à Alemanha

A fábrica da Siemens em Corroios está a produzir carregadores para projetos em Portugal, Itália, Roménia e Alemanha, sendo que 90% da produção montada na margem sul será exportada.
  • Siemens
23 Janeiro 2020, 12h59

A Siemens Portugal exportou o primeiro carregador para veículos elétricos produzido com cunho português. O carregador elétrico foi produzido na fábrica de Corroios e tem como destino Baden-Baden, no estado alemão de Baden-Württemberg, onde vai servir para carregar os primeiros autocarros elétricos municipais da cidade alemã, aponta a empresa em comunicado.

A fábrica da Siemens em Corroios está a produzir carregadores para projetos em Portugal, Itália, Roménia e Alemanha, sendo que 90% da produção montada na margem sul será exportada.

Estes carregadores de nova geração destinam-se para veículos comerciais e utilitários, como autocarros, camiões, veículos de recolha de lixo e de lavagem de estradas. Este modelo vai permitir que os veículos sejam carregados entre 30 minutos e duas horas, consoante as necessidades de autonomia e diferentes potências.

“Ao passar a produzir carregadores, a par dos quadros elétricos de baixa e média tensão que já produzia, esta fábrica está cada vez mais preparada para responder aos grandes desafios que são hoje colocados às cidades e para ter um papel relevante nas áreas onde é expectável que haja um maior dinamismo, como as redes e os edifícios inteligentes, e a mobilidade elétrica”, assumiu Fernando Silva, responsável pela Smart Infrastructure da Siemens Portugal.

O presidente executivo da Siemens, Pedro Pires de Miranda, apontou que “os investimentos recentes que fizemos na nossa fábrica e a aposta na captação de centros de competência internacionais fizeram com que fosse possível passar a produzir estes equipamentos em Portugal”.

Além disso, o presidente revela que este carregador reforçou as exportações da empresa e que “contribui para melhor posicionar Portugal na mobilidade elétrica, uma área de futuro e em franco crescimento”.

Uma das razões para Portugal ter sido escolhido para a produção dos carregadores foi o sistema de gestão associado ter sido desenvolvido pelo Centro de Competências de e-Bus da Siemens, bem como aos processos produtivos da fábrica de Corroios e à dimensão da unidade.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.