[weglot_switcher]

PSI 20 em queda em linha com congéneres europeias depois de novo escalar de tensão entre Irão e EUA

Apesar do ataque, o Teerão terá anunciado que não pretende uma guerra com Washington. No Twitter, o presidente dos EUA escreveu que “está tudo bem”. Os investidores mostram-se receosos.
  • Lucas Jackson/Reuters
8 Janeiro 2020, 08h45

O principal índice bolsista português (PSI 20) perde 0,88%, para 5.184,00 pontos, em linha com as principais congéneres europeias. Depois de um ataque por parte das forças do Irão a bases norte-americanas no Iraque, os investidores voltam revelar receios e, por isso, procuram os chamados “ativos de refúgio”.

As principais praças europeias estão a negociar em queda, com os “ativos de refúgio” a despontar: o ouro evolui 0,85%, para 1,587 dólares. O mercado petrolífero também sai beneficiado pela incerteza gerada pela tensão Irão/EUA no Médio Oriente, com o Brent, que é referência para Portugal e é negociado em Londres, a somar 1,10% para 69,02 dólares. Já o WTI em Nova Iorque ganha 0,85%, para 63,23 dólares.

Na madrugada de terça-feira para quarta-feira (pelas 24h em Lisboa), o Irão ordenou o lançamento de pelo menos quinze mísseis contra duas bases militares iraquianas que albergam tropas norte-americanas, respetivamente em Ain al-Assad e Arbil. A operação militar iraniana, surge depois da morte do general Qassem Soleimani, comandante da força de elite iraniana Al-Quds, na sequência de um ataque aéreo contra o carro em que seguia, junto ao aeroporto internacional de Bagdad, capital do Iraque, ordenado por Donald Trump.

Apesar do ataque, o Teerão terá anunciado que não pretende uma guerra com Washington. No Twitter, o presidente dos EUA escreveu que “está tudo bem”.

Na bolsa portuguesa, quinze empresas cotadas desvalorizam, duas valorizam e uma negoceiam em alta. Os títulos do BCP (-1,19%), das papeleiras Altri (-1,12%), Navigator (-1,32%) e Semapa (-0,44%), dos CTT (-1,55%) e da EDP Renováveis (-1,37%) são as que mais penalizam o PSI 20.

Apenas Ibersol e Sonae Capital negoceiam em alta.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.