[weglot_switcher]

PSI-20, pressionado por BCP, Pharol e Navigator, acompanha Europa em queda

Em Lisboa, dez empresas cotadas desvalorizam, sete valoriza e uma empresa negoceia sem variação.
29 Novembro 2019, 09h26

O principal índice bolsista português (PSI-20) perde 0,13%, para 5.144,86 pontos, em linha com as principais congéneres europeias esta sexta-feira, 29 de novembro. Em Lisboa, dez empresas cotadas desvalorizam, sete valoriza e uma empresa negoceia sem variação.

A bolsa portuguesa é pressionada pelas quedas maiores da Pharol (-1,32%), do BCP (-0,95%) e da Navigator (-1,12%). O BCP mantém a tendência de descida, quando os investidores reagem à decisão do Supremo Tribunal da Polónia num processo relacionado com a conversão de créditos concedidos em francos suíços. A Justiça polaca decidiu favoravelmente pelos empréstimos convertidos para zlótis às taxas de juro originais, que são inferiores às atualmente praticadas.

Em terreno positivo destaque para a EDP, que soma 0,05% para 3,67 euros, depois de ter sido noticiado que o fundo de investimento Blackrock reforçou a participação no capital da empresa liderada por António Mexia para 5%, mantendo-se desta forma como o terceiro maior acionista da elétrica portuguesa.

Entre as principais praças europeias, a negociação é marcada pelos receios dos investidores em relação às negociações comerciais entre os EUA e a China, tendo em conta que o Wall Street esteve encerrado na quinta-feira por causa do feriado do Dia de Ação de Graças. A sessão de hoje fecha horas mais cedo, com as praças de Nova Iorque a encerrarem às 18h00 (hora de Lisboa).

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.