[weglot_switcher]

Quer saber o valor do reembolso do seu IRS? Este simular ajuda-o

Ferramenta gratuita do ComparaJá permite calcular o valor aproximado de reembolso ou do montante a pagar.
22 Março 2024, 16h26

O período para a entrega da declaração de IRS tem início no dia 1 de abril, altura em que muitas pessoas já terão tentado fazer as contas para saber que valor vão receber ou pagar. Conhecer os números finais é mais fácil com o simulador desenvolvido pelo ComparaJá.

“Uma ferramenta gratuita, que este ano está também disponível para os trabalhadores independentes, é possível prever já o valor aproximado de reembolso ou do montante a pagar, preparar possíveis pagamentos, verificar a existência de erros e corrigi-los antes da entrega do IRS”, explica a plataforma em comunicado.

Sobre o processo de submissão do IRS, importante recordar a contestação das deduções à coleta, caso seja preciso, para assegurar uma avaliação justa, bem como a escolha das entidades para consignação do IRS e IVA.

O ComparaJá recorda que os PPR têm benefícios fiscais até 20% na dedução à coleta de IRS. Sobre os limites globais de dedução, dependentes do escalão de IRS, é de lembrar que às despesas gerais familiares – luz, água, gás, telecomunicações e supermercado – correspondem um dedução de 35% até 250,00 euros e de 45% até 335 mil euros no caso de famílias monoparentais.

“O incumprimento dos prazos pode resultar em consequências sérias, desde a perda de direitos até multas significativas, que podem ir dos 150,00 euros aos 3.750,00 euros”, alerta a plataforma.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.