[weglot_switcher]

Rússia e Arábia Saudita com princípio de acordo para cortes na produção do petróleo

A Arábia Saudita terá aceite reduzir a sua produção em quatro milhões de barris diários a partir de abril, enquanto os russos concordam com um corte nas extrações de dois milhões de barris por dia.
9 Abril 2020, 18h27

A Rússia e a Arábia Saudita já terão chegado a um acordo de princípio para cortar a produção da Organização de Países Exportadores de Petróleo e os seus aliados (Opep+) em 10 milhões de barris diários, para deste modo poderem reverter a crise dos preços no mercado internacional, segundo revela o “Dow Jones Newswires” num relato sobre a reunião que está a decorrer esta quinta-feira.

Fontes próximas da negociação indicam que os dois países conseguiram conciliar as diferenças que impediam as negociações desde o início de março. A Arábia Saudita terá aceite reduzir a sua produção em quatro milhões de barris diários a partir de abril, enquanto os russos concordam com um corte nas extrações de dois milhões de barris por dia.

No entanto, a Opep+ pretende a participação de outros países, como Estados Unidos, Brasil, Noruega e Canadá no acordo. O objetivo é retirar até 20 milhões de barris do mercado para reverter a crise de preços agravada pela pandemia do novo coronavírus.

A procura de gasolina nos Estados Unidos caiu quase para metade desde meados de março, e outros países registaram quedas semelhantes.

“Parece que podem haver cortes de 10 a 20 milhões de barris por dia de produção. Isto pode ajudar, mas é insuficiente para limpar o mercado de petróleo, considerando a cessação da procura devido às ações do governo mundial na Covid-19”, disse Josh Young, diretor de investimentos da Bison Interests, à agência “Reuters”.

De acordo com a “Reuters” a Opep+ e a Opep estão a discutir planos cortes graduais ao longo dos próximos dois anos na produção de petróleo. Mesmo com uma redução tão grande na produção, os analistas ainda esperam que o armazenamento seja preenchido por todo o mundo, forçando os produtores a reduzir as atividades de perfuração.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.