[weglot_switcher]

Sabe o que é um crime ciberdependente?

Fique a conhecer o é que considerado burla no comércio eletrónico. Os crimes ciberdependentes são qualquer crime que só pode ser cometido através de computadores, redes de computadores ou outras formas de tecnologia de comunicação da informação e são normalmente direcionados a computadores, redes ou outros recursos de TIC, pelo que, sem a Internet os […]
14 Abril 2021, 16h35

Fique a conhecer o é que considerado burla no comércio eletrónico.

Os crimes ciberdependentes são qualquer crime que só pode ser cometido através de computadores, redes de computadores ou outras formas de tecnologia de comunicação da informação e são normalmente direcionados a computadores, redes ou outros recursos de TIC, pelo que, sem a Internet os criminosos não poderiam cometê-los.

Assim, os crimes ciberdependentes incluem atividades como a criação e disseminação de malware e hacking para roubar dados pessoais ou industriais confidenciais e/ou ataques de negação de serviço para causar danos financeiros e/ou reputacionais. As próprias vítimas deste tipo de crime também podem ser distintas, pois tanto podem ser vítimas deste tipo de ataques informáticos as pessoas coletivas, isto é, as sociedades, como as pessoas singulares, isto é, o comum cidadão.

As burlas no comércio eletrónico apresentam diferentes graus de complexidade, desde esquemas mais simples, nos quais é prometido ao comprador o envio de certo artigo pelo correio mediante transferência bancária, mas que nunca é recebido, até esquemas mais elaborados que muitas vezes envolvem a falsificação de documentos, como comprovativos de transferência bancárias. Actualmente, são conhecidos casos de exploração de vulnerabilidades em sítios de compras na Internet que armazenam dados bancários dos utilizadores, de cartões de crédito ou de débito, sendo estes depois usados pelos criminosos para colocar à venda na darkweb ou para fazer transações bancárias, com desconhecimento das vítimas ou o skimming, e que consiste na cópia da banda magnética de um cartão de pagamento, sem o conhecimento ou consentimento do titular do cartão, geralmente ocorre quando o cartão de pagamento está a ser utilizado pelo titular num multibanco ou num terminal de ponto de venda.

Perante a suspeita de um problema semelhante, contate as entidades competentes e informe-se antes de celebrar qualquer contrato.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube! Consulte o site da DECO.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.