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Salesforce cria tecnologia para gerir e distribuir vacinas da Covid-19

A plataforma “Work.com for Vaccines” tem com objetivo auxiliar as entidades de saúde a evitar eventuais interrupções na cadeia de abastecimento, dado que gere os inventários e apoia os profissionais a determinarem e priorizarem a elegibilidade das pessoas para a administração do fármaco.
1 Outubro 2020, 12h45

A corrida mundial à vacina contra a Covid-19 continua e, a pensar naquele que será um dos maiores programas de vacinação da Humanidade, a tecnológica Salesforce anunciou esta quinta-feira o lançamento de uma plataforma digital para auxiliar as entidades governamentais e as autoridades de saúde a gerir e distribuir os fármacos.

O sistema, designado “Work.com for Vaccines”, permite que as instituições consigam acompanhar todo o progresso até à administração da vacina, fazer o inventário das doses, registar e agendar horas de vacinação com os pacientes e fazer assistência de saúde pública. “A tecnologia terá um papel fundamental em ajudar os governos e organizações de saúde a distribuírem milhares de milhões de doses de vacinas em todo mundo”, diz Bret Taylor, presidente da Salesforce.

A multinacional norte-americana de software explica, em comunicado, que a criação desta tecnologia se baseia na plataforma “Work.com”, que foi criada em plena pandemia para apoiar as autarquias e as empresas globais a adaptarem-se ao teletrabalho. Agora, este updrade deve-se ao facto de a Salesforce prever que a procura por vacinas seja “muito superior” ao stock disponível, pelo menos, no início, o que pode causar interrupções na cadeia de abastecimento.

O que faz este sistema de gestão?

  • Centro de comando de saúde pública – Será possível observar, num só painel, todos os dados de gestão da vacina, permitindo tomar decisões e implementar ações concretas com base na análise de dados. Fornece uma visão holística do status de saúde das comunidades, assim como do inventário de produtos médicos e ainda uma potencial previsão da necessidade de obter mais vacinas.
  • Gestão de inventário – Ajudará as organizações a observarem e gerirem os níveis de stock das doses da vacina, seringas e equipamentos de proteção individual, efetuando uma previsão precisa que ajudará balancear o stock de material, avaliando ainda onde é que ele é mais necessário.
  • Agendamentos de vacinação – Permite agendar e marcar consultas para a vacinação e avaliar a saúde dos utentes, ajudando os profissionais de saúde a determinarem e priorizarem a elegibilidade.
  • Administração clínica da vacina – Ajuda a garantir que os profissionais de saúde estão treinados na administração da vacina antes da entrega das doses, e faz pré-avaliações de fluxos de operação para evitar aglomerações no local. Ferramentas de Inteligência Artificial e de análise de dados irão permitir uma gestão comunitária, para a análise generalizada dos resultados da vacina e da sua monitorização.
  • Monitorização de resultados – Reunir os dados necessários da experiência dos utentes vacinados, como os resultados e desfecho do processo. Um conjunto de questionários estarão disponíveis para que os utentes possam reportar autonomamente os resultados da vacinação, permitindo que os profissionais de saúde possam acompanhar os seus pacientes.
  • Notificações – Por exemplo, para os profissionais de saúde implementarem campanhas de sensibilização e esclarecimento e manterem o contacto com a comunidade, notificando se for necessário dirigir-se a um estabelecimento de saúde para administração da segunda dose.
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