[weglot_switcher]

SC Braga lança televisão digital por “exigência” dos adeptos e para contar histórias que “escapam” aos media

O Sporting Clube de Braga apresentou no início deste mês de julho uma renovada estratégia de comunicação, que se distingue pelo recém-lançado canal digital Next. O Jornal Económico falou com Gonçalo Ferreira, coordenador do canal, que explicou a “revolução tecnológica” que o clube minhoto empreendeu.
  • Imagem Ilustrativa da plataforma Next
23 Julho 2019, 07h40

O Sporting Clube de Braga surpreendeu no início do mês de julho quando o seu presidente, António Salvador, apresentou uma renovada estratégia de comunicação do clube minhoto assente numa plataforma digital. A Next, como foi denominada a plataforma, revelou-se uma aposta ambiciosa pela integração de uma televisão digital no projeto, que tem a coordenação doa ex-jornalista da SIC, Gonçalo Ferreira.

Os responsáveis pelo clube arsenalista empreenderam uma renovação do site e loja online e, aproveitando a renovação da estratégia de comunicação do Braga, lançaram a televisão digital Next. Gonçalo Ferreira explicou ao Jornal Económico que está em curso “uma revolução tecnológica no clube”, sendo a Next uma “plataforma de conteúdos do clube, o mais abrangente possível”.

“Queremos contar as histórias que, muitas vezes, escapam aos meios de comunicação tradicionais”, acrescentou o antigo jornalista da SIC, sublinhando que o clube prepara também uma aplicação que servirá de uma extensão das restantes plataformas.

Através da Next, o SC Braga disponibiliza a transmissão dos jogos das equipas de futebol feminino, das formações jovens e do futsal. O futebol é a prioridade, mas as modalidades e outras questões mais institucionais não ficarão de fora do canal.

O canal digital fará a transmissão dos jogos das equipas de futebol feminino, da formação e do futsal.  «Privilegiar o futebol sem esquecer as modalidades. Por agora será o futsal, mas as outras modalidades serão parte integrantes da NEXT», prometeu Gonçalo Ferreira.

“[A Next] deve divulgar os eventos desportivos do SC Braga, mas não apenas isso. O trabalho da Cidade Desportiva [centro de treinos do clube], o próprio enquadramento social do SC Braga na cidade, não será esquecido”, explicou o coordenador do projeto, para quem este “conceito é diferenciado”.

Gonçalo Ferreira adiantou ainda que o Next nasceu por “exigência” dos adeptos, que são “o público-alvo”. “Deixar a nossa marca” é um dos objetivos do canal Next”, referiu ao Jornal Económico.

“Fora de questão”, assegurou Gonçalo Ferreiro, está a possibilidade de o Next migrar um dia para o formato tradicional de televisão ou apostar numa estratégia como a seguida pelo Benfica com a Benfica TV. Da mesma forma, que o gestor da Next diz que colocar a Next nas grelhas das televisões da Meo, Nos, Vodafone, ou incluir os seus conteúdos nos canais Eleven Sports, “é uma hipótese que neste momento não se coloca”.

“O futuro é o streaming de conteúdos – ver o que quero, onde quiser e quando quiser. É nesse sentido que caminhamos”, garantiu.

https://jornaleconomico.pt/noticias/oferta-audiovisual-dos-clubes-nao-colide-com-direitos-de-transmissao-470188

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.