[weglot_switcher]

Segurança Social vai começar a avisar ‘recibos verdes’ de como vão escolher fazer descontos em 2019

A decisão de mais de 50 mil trabalhadores independentes terá impacto em todo o ano de 2019 e, por isso, estes têm duas opções: manter o lucro declarado em 2018 ou optar por declarações trimestrais. Têm até 30 de novembro para escolher.
31 Outubro 2018, 09h48

segurança socialMais de 50 mil trabalhadores independentes, com contabilidade organizada, vão começar a ser avisados pela Segurança Social de que têm até ao final do mês de novembro para escolher de que forma pretendem que sejam verificadas as suas contribuições em 2019, noticia o “Jornal de Negócios” esta quarta-feira.

A partir de janeiro concretiza-se as alterações ao código contributivo, que eliminará os escalões e reduzem a taxa a pagar – em muitos casos de 29,6%, para 21,41%) com o objetivo de aproximar o rendimento declarado com o rendimento real.

A decisão destes mais de 50 mil trabalhadores independentes terá impacto em todo o ano de 2019 e, por isso, estes têm duas opções: manter o lucro declarado em 2018 ou optar por declarações trimestrais.

A primeira opção mantém como base de incidência contributiva para 2019 a que é apurada pela Segurança Social, com base no lucro tributável declarado para efeitos no ano de 2018. A segunda hipótese, que tem de ser requerida até dia 30 de novembro, é que o trabalhador independente tem de declarar, a partir de janeiro, através da plataforma Segurança Social Direta quais foram os seus rendimentos de prestação de serviços e de vendas a cada três meses.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.