[weglot_switcher]

Sogrape rejeita ter concertado preços com cadeias de distribuição alimentar

Em comunicado, a empresa vincou que “rejeita ter participado na contraordenação que a AdC lhe imputa, e confia que terá agora a oportunidade de clarificar a correta análise e interpretação dos factos” e frisou que todo o grupo atua em “estrito” cumprimento da lei e garantiu que implementou “programas de formação e compliance com vista a assegurar o estrito cumprimento das normas de direito da concorrência”.
  • Sogrape
4 Julho 2020, 13h34

A Sogrape Distribuição referiu este sábado que não participou na concertação de preços, entre 2006 e 2017, de que foi acusada pela Autoridade da Concorrência (AdC).

Em comunicado, emitido este sábado, a empresa vincou que “rejeita ter participado na contraordenação que a AdC lhe imputa, e confia que terá agora a oportunidade de clarificar a correta análise e interpretação dos factos” e frisou que todo o grupo atua em “estrito” cumprimento da lei e garantiu que implementou “programas de formação e compliance com vista a assegurar o estrito cumprimento das normas de direito da concorrência”.

Ao início da manhã de hoje, a AdC acusou dois distribuidores de bebidas — a Sogrape e a Sumol+Compal — e seis grupos de distribuição alimentar — Modelo Continente, Pingo Doce e Auchan, Lidl, Intermarché e E-Leclerc — de terem concertado os preços de venda ao público de bebidas alcóolicas e não alcóolicas.

A instituição liderada por Margarida Matos Rosa referiu, em comunicado, que após a investigação, concluiu que “existem indícios de que Modelo Continente, Pingo Doce e Auchan utilizaram o relacionamento comercial com os fornecedores Sumol+Compal e Sogrape para alinharem os preços de venda ao público”.

Na acusação da AdC, foram visados de forma individual dois administradores e dois diretores da Sumol+Compal e da Sogrape.

“A confirmar-se, a conduta em causa é muito grave. Trata-se de um novo caso de ‘hub-and-spoke’, em que os distribuidores recorrem a contactos bilaterais com o fornecedor para promover ou garantir, através deste, que todos praticam o mesmo preço de venda ao público no mercado retalhista”, disse a Concorrência.

A Sogrape Distribuição, unidade do Grupo Sogrape responsável pela distribuição dos seus produtos em Portugal, tomou conhecimento de que a Autoridade da Concorrência (“AdC”) emitiu um comunicado em que informa ter adotado uma nota de ilicitude, imputando a um conjunto de empresas, incluindo algumas cadeias de supermercados e a Sogrape Distribuição, alegadas práticas anticoncorrenciais no setor do retalho alimentar.

“A Sogrape Distribuição lamenta a emissão do comunicado da AdC, a qual considera incompreensível num momento processual em que ainda não teve a oportunidade de se pronunciar ou sequer de consultar o processo”, lê-se na nota.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.